FALANDO EM FORMAÇÃO DOCENTE

PERFIL DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURAS EM MINAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.48969

Palavras-chave:

Censo da Educação Superior, Ingressantes, Licenciatura, Educação Básica, Minas Gerais

Resumo

O INEP realiza com as IES brasileiras um censo que possibilita traçar um panorama do Ensino Superior. Propõe-se identificar o perfil dos/as ingressantes nos cursos de licenciatura em Minas Gerais entre 2011 e 2021. É um estudo quali-quantitativo e documental que analisou os microdados do Censo da Educação Superior entre 2011 e 2021. Somente uma minoria dos ingressantes encontra-se nas licenciaturas. São, na maioria, oriundos da rede pública, estão na EAD, na rede particular e no noturno. O ingresso por meio de reserva de vagas, se dá, na maior parte pela prerrogativa de serem de escolas públicas; declaram-se na sua maioria como pardos; do sexo feminino e com idade entre 18 e 24 anos. Conclui-se que as licenciaturas não são atrativas fato que pode ser explicado pela desvalorização do trabalho e da carreira docente na educação básica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thais Cristina Figueiredo Rego, Universidade Federal de Uberlândia

    Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU
    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU
    Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU
    Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

  • Fabiane Santana Prevital, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, Minas Gerais (MG), Brasil.

    Doutora em Ciências Sociais. Pós-doutora (Universidade Nova de Lisboa - UNL/Portugal, 2014, apoio Capes). Pós-doutora (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP). Professora titular no INCIS/ UFU. Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação - FACED/UFU e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - INCIS/UFU. Membro do Núcleo de Pesquisas em Ciências Sociais - NUPECS/UFU. Coordenadora o Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e sociedade - GPTES/UFU. Membro do HISTEDBR, GT Trabalho, Educação e Formação Humana (PPGED/UFU) e do Grupo de Pesquisa Metamorfoses do Mundo do Trabalho (IFCH/Unicamp). Investigadora no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa -IHC/UNL, Grupo de Pesquisa História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais. Coordenadora da equipe de investigadores brasileiros no âmbito do Protocolo de Cooperação Científica entre o Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa (IHC/UNL) e a UFU, junto ao PPGED/UFU, e ao INCIS/UFU. Autora de "O Controle do Trabalho no Contexto da Reestruturação Produtiva do Capital" (CRV, 2011), organizadora da coletânea Reestruturação Produtiva, Trabalho e Alienação (Xamã, 2013). Tem artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros. Membro do Comitê Editorial da Navegando Editores. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: reestruturação produtiva, trabalho, educação. Pesquisadora CNPq/PQ e Fapemig/PPM.

Publicado

16-07-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
FALANDO EM FORMAÇÃO DOCENTE: PERFIL DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURAS EM MINAS GERAIS . edur [Internet]. 16º de julho de 2025 [citado 24º de dezembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48969