PLANTAR, TRADUZIR, MINERAR

ANÍSIO TEIXEIRA (1935-1947)

Autores

Palavras-chave:

UNESCO, Companhia Editora Nacional, Biblioteca do Espírito Moderno, História Transnacional da Educação, Teoria das redes

Resumo

Tomamos Anísio Teixeira como um hub, a partir do qual, almejamos desenhar a configuração de redes, enlaçando sujeitos e instituições. Nossa atenção recai sobre o período entre 1935 e 1947, esmiuçando o trabalho editorial que realizou para Companhia Editora Nacional (CEN), a partir da documentação do acervo da editora, depositado Centro de Memória e Pesquisa Histórica da UNIFESP. As fontes incluem, ainda, os documentos sobre a breve passagem de Anísio pela UNESCO, entre 15 de julho de 1946 e 15 de fevereiro de 1947, existentes no CPDOC-FGV e no UNESCO Archives, Fundo Preparatory Commission for UNESCO (Prep.Com), 1945-1946, e Dossiê Pessoal Anísio Teixeira (DPAT). O texto está estruturado em duas partes que se combinam com a introdução e com considerações finais. Na primeira parte, ressaltamos a atuação de Anísio junto à CEN. Na segunda, o foco se desloca para sua trajetória na UNESCO. Em ambos os casos, é a trama móvel das redes que conduz a escrita, guiada por uma argumentação alicerçada na história transnacional da educação. É importante realçar que ao endereçarmos a reflexão para a perspectiva transnacional, não estamos descurando do espaço nacional, nem colocando o Brasil na posição periférica com respeito a um suposto centro difusor de saber. Ao contrário, pretendemos reconfigurar o território a partir das experiências dos sujeitos, das trocas estabelecidas, problematizando o confinamento das fronteiras físicas na organização do campo educacional, em uma época marcada pela disseminação de governos autoritários, guerra e esforço de reconstrução em escala mundial.

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Biografia do Autor

Maria Rita de Almeida Toledo, Universidade Federal de São Paulo

Professora de Hiistória da Educação e Ensino de História no Brasil. Possui graduação licenciatura e bacharelado - em História pela Universidade de São Paulo (1991); Mestrado e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) (2001); é Livre Docente em História /História da Educação e Ensino de História, pela Universidade Federal de São Paulo (2013). É professora Associada da Universidade Federal de São Paulo -Departamento de História. É Docente do Bacharelado e da Licenciatura em História; do PPG História e do PPG Mestrado Profissional em Ensino de História/ProfHistória (Núcleo Unifesp). É Coordenadora do Centro de Memória e Pesquisa Histórica do Departamento de História. Desenvolve projetos de pesquisa sobre a História do Impresso e da Leitura; História dos Intelectuais ; e Formação Docente. Organiza o Acervo Histórico da Companhia Editora Nacional.

Diana Gonçalves Vidal, USP

É professora titular em História da Educação na Faculdade de Educação (USP) (2010); bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1A; membro da Coordenação da área de Ciências Humanas e Sociais (CHSIII) da FAPESP; Editora Senior da Oxford Research Encyclopedia of Education; Comitê editorial das revistas History of Education (UK), Encounters in theory and history of education (Canadá), Caderno do Instituto Luso-Brasileiro (Alemanha), Thesaurus scholae. Fonti e studi sul patrimonio storico-educativo (Itália), British Journal for Educational Studies (BJES) (UK) e Revista Argentina de Investigación Educativa (Argentina); membro do Conselho Científico Internacional do CEINCE (Centro Internacional de la Cultura Escolar), Espanha. É pesquisadora responsável do Projeto Temático FAPESP ?Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...)? (processo nr. 2018/26699-4). Desde 1996, exerce a coordenadoria do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE). É membro do Theory and History of Education International Research Group (Canadá). Atualmente, realiza ano sabático junto ao Instituto de Estudos Avançados - USP (2023-2024). Atuou como diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (USP) (2018-2022), tendo sido vice-diretora da Faculdade de Educação da USP (2014-2018). Serviu como membro do Comitê Executivo da ISCHE (International Standing Conference for the History of Education) (2014-2021), atuando como Tesoureira da mesma associação internacional de 2018 a 2021; e como membro do comitê editorial da Global Histories of Education (2016-2022), coleção criada pela ISCHE em colaboração com a Palgrave Macmillan, da qual foi editora-chefe entre 2016 a 2020. Assumiu a coordenação do Comitê de Assessoramento da Educação no CNPq - CA-Ed (2012-2015), tendo atuado como suplente no mesmo Comitê de 2010 a 2012. Foi presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (2003-2007) e vice-coordenadora do GT 02 História da Educação da ANPEd (2001-2003). Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Paraíba (1985), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1990), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995) e pós-doutorado em Educação no INRP-França (2001) e na Universidade de Santiago de Compostela (2007). Defendeu sua livre-docência em História da Educação em 2005. Atuou na Argentina, como professora-convidada da Universidade San Andres (2001), FLACSO-Argentina (2006-2009, 2020-2022) e Universidad Nacional de La Plata (2017); na França, no Institut National de Recherche Pedagogique (2002); na Inglaterra, Visiting Fellow no Institute of Education, University College London (2015); e na China, na Beijing Normal University (2018). Foi consultora internacional do projeto Teacher Education Schools in Portugal: History, Archive, Memory, liderado por Joaquim Pintassilgo (2010-2012). Foi bolsista Jovem Pesquisador FAPESP (1996-2000). Em 2018 recebeu o Auxilio no Programa Directeurs d'Etudes Associés da Fondation Maison des Sciences de l'Homme (França). Na biblioteca virtual da FAPESP, contabilizam-se 40 auxílios ou bolsas que lhe foram atribuídos. É membro do Conselho Consultivo dos seguintes periódicos educacionais: Revista Portuguesa de Educação, Revista Brasileira de História da Educação, Cadernos de História da Educação (UFU), Educação e Filosofia, Historia de la Educación Anuario Argentino e Educação em Revista (UFMG) e membro do Conselho Editorial da Coleção Edvcere da Editora Fino Traço (desde 2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: história transnacional da educação, cultura escolar, escola nova, práticas escolares de leitura e escrita, historiografia e circulação internacional de modelos e práticas pedagógicas.

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Toledo, M. R. de A., & Vidal, D. G. (2024). PLANTAR, TRADUZIR, MINERAR: ANÍSIO TEIXEIRA (1935-1947). Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/51238

Edição

Seção

Artigos