PLANTAR, TRADUZIR, MINERAR
ANÍSIO TEIXEIRA (1935-1947)
Palavras-chave:
UNESCO, Companhia Editora Nacional, Biblioteca do Espírito Moderno, História Transnacional da Educação, Teoria das redesResumo
Tomamos Anísio Teixeira como um hub, a partir do qual, almejamos desenhar a configuração de redes, enlaçando sujeitos e instituições. Nossa atenção recai sobre o período entre 1935 e 1947, esmiuçando o trabalho editorial que realizou para Companhia Editora Nacional (CEN), a partir da documentação do acervo da editora, depositado Centro de Memória e Pesquisa Histórica da UNIFESP. As fontes incluem, ainda, os documentos sobre a breve passagem de Anísio pela UNESCO, entre 15 de julho de 1946 e 15 de fevereiro de 1947, existentes no CPDOC-FGV e no UNESCO Archives, Fundo Preparatory Commission for UNESCO (Prep.Com), 1945-1946, e Dossiê Pessoal Anísio Teixeira (DPAT). O texto está estruturado em duas partes que se combinam com a introdução e com considerações finais. Na primeira parte, ressaltamos a atuação de Anísio junto à CEN. Na segunda, o foco se desloca para sua trajetória na UNESCO. Em ambos os casos, é a trama móvel das redes que conduz a escrita, guiada por uma argumentação alicerçada na história transnacional da educação. É importante realçar que ao endereçarmos a reflexão para a perspectiva transnacional, não estamos descurando do espaço nacional, nem colocando o Brasil na posição periférica com respeito a um suposto centro difusor de saber. Ao contrário, pretendemos reconfigurar o território a partir das experiências dos sujeitos, das trocas estabelecidas, problematizando o confinamento das fronteiras físicas na organização do campo educacional, em uma época marcada pela disseminação de governos autoritários, guerra e esforço de reconstrução em escala mundial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.