A BNCC E A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.52738

Palavras-chave:

Educação para cidadania; política educacional; Base Nacional Comum Curricular

Resumo

Em tempos de ataques à democracia, a Educação para a Cidadania adquire renovada importância. Mas ela não é um produto espontâneo da escolarização, pressupondo o desenvolvimento de determinadas atitudes estudantis que, conforme argumentamos, exigem da escola uma articulação entre as dimensões pedagógica e organizacional. No Brasil, as políticas voltadas para esse fim são incipientes. No entanto, a partir de dados apresentados por pesquisa nacional recentemente realizada pelo CAEd/UFJF, formulamos a hipótese de que a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, pode contribuir para o fortalecimento da Educação para a cidadania.

Biografia do Autor

  • MARCELO BURGOS, PUC-RIO

    Marcelo Burgos é doutor em sociologia pelo Iuperj, e desde 2000 é professor e pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio. Além disso, desde 2010 é pesquisador Senior do CAEd/UFJF. Tem realizado pesquisas nas áreas da sociologia urbana, sociologia do direito e sociologia da educação. Entre outros trabalhos e inúmeros artigos, publicou os livros A Utopia da Comunidade. Rio das Pedras, uma favela Carioca (Loyola/PUC-Rio, 2002), A Escola e a Favela (Pallas, 2009), Corpo e Alma da Magistratura Brasileira (Revan, 1997), Judicialização da Política e das Relações Sociais no Brasil (Revan, 1999), e a Escola e o Mundo do Aluno (Garamond, 2015). Mais recentemente vem realizando pesquisas sobre a BNCC, o Novo Ensino Médio, e a relação da escola com as redes de proteção social. Entre outros artigos sobre o tema, destacam-se “Base Nacional Comum Curricular: impacto sobre a cultura profissional e a forma escolar” (Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 2024); A dupla hermenêutica da sociologia da educação: a educação das novas gerações e a organização escolar (Lua Nova, Série 110, 2020); e Redes de proteção e a decantação dos direitos das crianças (Tempo social. V.32, 2000).

Publicado

2025-02-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
A BNCC E A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA . edur [Internet]. 10º de fevereiro de 2025 [citado 21º de abril de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/52738

Artigos Semelhantes

1-10 de 500

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.