REFLEXÕES SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL À LUZ DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.53835

Palavras-chave:

inteligência artifical, educação profissional e tecnológica, trabalho, tecnologia

Resumo

O presente artigo traz reflexões sobre intersecções entre Inteligência Artificial e Educação Profissional e Tecnológica, destacando a complexidade da Inteligência Artificial como tecnologia integrada ao mundo do trabalho e à prática educativa. A Inteligência Artificial, caracterizada por sua capacidade de análise de dados e decisões complexas, levanta questões éticas e práticas na vida social e na formação dos trabalhadores. O debate incorpora desde os impactos econômicos e sociais até a regulamentação global, enfatizando a necessidade de abordagens críticas, no processo educativo, acerca das transformações tecnológicas. A evolução do trabalho e da educação, desde sociedades primitivas até a era da inteligência artificial, também são trazidos para análise, com ênfase para as transformações que surgem com o aparecimento da Inteligência Artificial, que exigem mudanças no sistema educacional, mas que não apontam para a superação das dualidades estruturais históricas. São discutidos, ainda, o impacto da inteligência artificial na formação humana, destacando preocupações como viés algorítmico, antropomorfização e direitos humanos. Por fim, trata-se da interdisciplinaridade, que se apresenta como perspectiva fundamental para refletir sobre esses desafios, capacitando estudantes a compreender os impactos sociais e éticos da Inteligência Artificial. Para além de apresentar alguns tópicos que relacionam a Inteligência Artificial e a Educação Profissional e Tecnológica, o artigo busca chamar a atenção para o grau de complexidade e de possíveis problemas que podem ser enfrentados com a escalada deste tipo de tecnologia, destacando a importância da formação politécnica ou omnilateral.

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Biografia do Autor

  • Eduardo André Mossin, IFSP

    Professor do Instituto Federal de São Paulo - Campus Sertãozinho, onde leciona para os cursos Engenharia Elétrica e Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. É Doutor em Ciências pelo Departamento de Engenharia Elétrica e Computação da EESC-USP.

  • Giselle Alves Martins, USP

    Foi Professora visitante no Instituto Federal de São Paulo, Campus Sertãozinho, de 2022 a 2024. Doutora em Ciências pelo Departamento de Biologia da FFCLRP-USP, é Pesquisadora colaboradora no Laboratório de Epistemologia e Didática da Biologia (LEDiB) da mesma Universidade.

  • Riama Coelho Gouveia, IFSP

    Foi Professora visitante no Instituto Federal de São Paulo, Campus Sertãozinho, de 2022 a 2024. Doutora em Ciências pelo Departamento de Biologia da FFCLRP-USP, é Pesquisadora colaboradora no Laboratório de Epistemologia e Didática da Biologia (LEDiB) da mesma Universidade.

  • Rodrigo Pantoni, IFSP

    Professor do Instituto Federal de São Paulo - Campus Sertãozinho, onde leciona para os cursos Engenharia Elétrica e Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. É Doutor em Ciências pelo Departamento de Engenharia Elétrica e Computação da EESC-USP.

Publicado

11-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
REFLEXÕES SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL À LUZ DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA . edur [Internet]. 11º de junho de 2025 [citado 15º de novembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/53835