POLÍTICAS EDITORIAIS

UMA INVESTIGAÇÃO DE PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO POR MEIO DE ANÁLISE DOCUMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.53888

Palavras-chave:

Editoração científica, publicação científica, gestão de periódicos, Política editorial

Resumo

Existe uma relação retroalimentativa entre o trabalho editorial e as políticas editoriais que desempenha importante papel operacional nas atividades científicas envolvendo autores, editores, avaliadores, agências de fomento à pesquisa, bases indexadoras de periódicos, entre outros agentes. Nesse sentido, uma definição específica e consensual do conceito de políticas editoriais pode contribuir com a regulamentação da publicação científica. Esse trabalho teve como objetivo analisar a relação entre as informações disponibilizadas nos sites de periódicos da área de Educação e suas políticas editoriais, bem como, definir um conceito de “políticas editoriais”.  Nesta pesquisa de paradigma interpretativo e caráter qualitativo, foi realizada uma análise documental e temática das informações disponibilizadas nos sites de cinco periódicos do estrato A1 do Qualis CAPES. Os dados foram organizados em três principais categorias: sobre a revista, fluxo editorial e questões éticas. A partir disso, foi proposta uma definição de “políticas editoriais” de caracteres normativo, técnico e político, que, ao reivindicar caráter consensual, pode contribuir para a operacionalidade do trabalho editorial e para a tomada de decisões nas atividades relacionadas à publicação científica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Matheus Ganiko-Dutra, FFCLRP/USP

    Doutor (2023) e Mestre (2021) em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Câmpus de Bauru. Licenciado em Ciências Biológicas pela Unesp/Bauru (2018). Realizo pesquisas que investigam a natureza do conhecimento e processos de cognição, com interesse em (I) Epistemologia da Biologia; (II) Formação de professores de Ciências e Biologia; (III) Editoração científica na área da Educação; (IV) Ensino de Micologia; e (V) Conhecimentos tradicionais. Atualmente, desenvolvo pesquisa em nível de Pós-Doutorado da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFLCRP/USP), com bolsa FAPESP, vinculada à iniciativa Amazônia +10. Membro do Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia (GPEB/Unesp) e do Grupo de Pesquisa em Epistemologia do Ambiente (GPEA/USP). Sócio da Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB). Formador da Rede PED Brasil. Tenho experiência com editoração científica e gestão de periódicos. CRBio n. 120515-01.

  • Kevin Luiz Lopes-Delphino, FMRP/USP

    Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), estudante de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Ribeirão Preto, São Paulo (SP), Brasil.

  • Caio Augusto Martins Furtado, FCL/Unesp

    Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras (FCL), estudante de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Letras. Assis, São Paulo (SP), Brasil.

    Editora Ibero-Americana de Educação. Bauru, São Paulo (SP), Brasil.

Publicado

09-07-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
POLÍTICAS EDITORIAIS: UMA INVESTIGAÇÃO DE PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO POR MEIO DE ANÁLISE DOCUMENTAL. edur [Internet]. 9º de julho de 2025 [citado 7º de novembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/53888

Artigos Semelhantes

1-10 de 1340

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.