ENGAJAMENTO ESTUDANTIL

UMA ANÁLISE DOS INDICADORES, FACILITADORES E MÉTODOS DE MENSURAÇÃO EM REVISÕES DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.53973

Palavras-chave:

engajamento estudantil, modelos, perspectivas, facilitadores, mensuração

Resumo

O conceito de engajamento é polissêmico na literatura, muitas vezes empregado de maneira informal e sem definições precisas. Dada a sua ampla utilização no contexto educacional, é fundamental esclarecer os significados atribuídos a este termo no campo investigativo. Esta revisão sistemática da literatura visa elucidar essa polissemia, identificando as concepções, modelos, indicadores, facilitadores e métodos de mensuração do engajamento estudantil. Metodologicamente, realizamos uma análise de revisões de literatura já publicada sobre o tema. A busca foi conduzida nas bases de dados Scopus e Web of Science e, após processos de filtragem, selecionamos 52 artigos para compor o corpus. Como resultado, identificamos quatro perspectivas principais de engajamento estudantil na literatura: comportamental, psicológica, sociocultural e integrativa. Além disso, encontramos 18 facilitadores, que classificamos em quatro categorias: relações de apoio entre professor e aluno (o mais frequente), práticas docentes, elementos ambientais, e pessoais. Também identificamos seis métodos de mensuração, sendo a observação o mais recomendado e o questionário o mais utilizado nas pesquisas. Além de fornecer uma perspectiva abrangente sobre as formas como o conceito de engajamento estudantil é explorado em pesquisas educacionais, o que é de grande valor especialmente para pesquisadores recém-interessados ​​na área, os resultados categorizados nesta revisão da literatura também oferecem orientações para a implementação de práticas pedagógicas que fomentam o engajamento estudantil, que são fundamentais tanto para docentes como para a formação de professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Larissa Carniel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Licenciada em Ciências Exatas, na ênfase de Física, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2019), Especialista em Educação Básica e Profissional pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS, 2023), Mestre em Ensino de Ciências Exatas também pela FURG (2023) e Doutoranda em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

  • Tobias Espinosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Licenciado em Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2013), Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2016) e Doutor em Ensino de Física também pela UFRGS (2019). Atualmente é professor Adjunto do Instituto de Física da UFRGS e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEnFis) da UFRGS.

  • Leonardo Heidemann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2008), obtendo na mesma Universidade os diplomas de Mestre em Ensino de Física (UFRGS, 2011) e de Doutor em Ensino de Física (UFRGS, 2015). Desde 2016, é Professor Adjunto e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física (PPGEnFis) da UFRGS. É coordenador do Centro de Referência para o Ensino de Física (CREF) da UFRGS desde 2017.

Publicado

11-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
ENGAJAMENTO ESTUDANTIL: UMA ANÁLISE DOS INDICADORES, FACILITADORES E MÉTODOS DE MENSURAÇÃO EM REVISÕES DE LITERATURA. edur [Internet]. 11º de junho de 2025 [citado 24º de dezembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/53973