ENGAJAMENTO ESTUDANTIL
UMA ANÁLISE DOS INDICADORES, FACILITADORES E MÉTODOS DE MENSURAÇÃO EM REVISÕES DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.53973Palavras-chave:
engajamento estudantil, modelos, perspectivas, facilitadores, mensuraçãoResumo
O conceito de engajamento é polissêmico na literatura, muitas vezes empregado de maneira informal e sem definições precisas. Dada a sua ampla utilização no contexto educacional, é fundamental esclarecer os significados atribuídos a este termo no campo investigativo. Esta revisão sistemática da literatura visa elucidar essa polissemia, identificando as concepções, modelos, indicadores, facilitadores e métodos de mensuração do engajamento estudantil. Metodologicamente, realizamos uma análise de revisões de literatura já publicada sobre o tema. A busca foi conduzida nas bases de dados Scopus e Web of Science e, após processos de filtragem, selecionamos 52 artigos para compor o corpus. Como resultado, identificamos quatro perspectivas principais de engajamento estudantil na literatura: comportamental, psicológica, sociocultural e integrativa. Além disso, encontramos 18 facilitadores, que classificamos em quatro categorias: relações de apoio entre professor e aluno (o mais frequente), práticas docentes, elementos ambientais, e pessoais. Também identificamos seis métodos de mensuração, sendo a observação o mais recomendado e o questionário o mais utilizado nas pesquisas. Além de fornecer uma perspectiva abrangente sobre as formas como o conceito de engajamento estudantil é explorado em pesquisas educacionais, o que é de grande valor especialmente para pesquisadores recém-interessados na área, os resultados categorizados nesta revisão da literatura também oferecem orientações para a implementação de práticas pedagógicas que fomentam o engajamento estudantil, que são fundamentais tanto para docentes como para a formação de professores.
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