A A CARREIRA DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO NO INSTITUTO FEDERAL: INTENSIFICAÇÃO, PRECARIZAÇÃO E RESISTÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.55365

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O texto apresentado é uma resenha avaliativa de um artigo submetido ao periódico Educação em Revista, que adota princípios e práticas do movimento Ciência Aberta, oportunizando a avaliação aberta e dialogada entre autores e avaliadores. O trabalho analisado tem como objetivo examinar o contexto histórico de implantação dos Institutos Federais (IFs) e a carreira de seus docentes, especificamente a de professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico. Neste sentido esta resenha busca dialogar com os autores, trazendo elementos que possam ampliar a visão crítica sobre as discussões abordadas.  Ao findar as análises fica evidente a  necessidade de ampliação das discussões sobre as especificidades dos IFs, a fim de que sejam reconhecidos e valorizados em suas particularidades. Ademaism conhecer os desafios da carreira EBTT, a partir das vivências dos próprios docentes, pode possibilitar a construção de estratégias de resistência contra a precarização e a intensificação do trabalho a que estão submetidos no formato atual da carreira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

10-02-2025

Edição

Seção

Resenha Avaliativa

Como Citar

1.
A A CARREIRA DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO NO INSTITUTO FEDERAL: INTENSIFICAÇÃO, PRECARIZAÇÃO E RESISTÊNCIA. edur [Internet]. 10º de fevereiro de 2025 [citado 9º de julho de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/55365

Artigos Semelhantes

1-10 de 306

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.