A A CARREIRA DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO NO INSTITUTO FEDERAL: INTENSIFICAÇÃO, PRECARIZAÇÃO E RESISTÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.55365Palavras-chave:
Educação Profissional e TecnológicaResumo
O texto apresentado é uma resenha avaliativa de um artigo submetido ao periódico Educação em Revista, que adota princípios e práticas do movimento Ciência Aberta, oportunizando a avaliação aberta e dialogada entre autores e avaliadores. O trabalho analisado tem como objetivo examinar o contexto histórico de implantação dos Institutos Federais (IFs) e a carreira de seus docentes, especificamente a de professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico. Neste sentido esta resenha busca dialogar com os autores, trazendo elementos que possam ampliar a visão crítica sobre as discussões abordadas. Ao findar as análises fica evidente a necessidade de ampliação das discussões sobre as especificidades dos IFs, a fim de que sejam reconhecidos e valorizados em suas particularidades. Ademaism conhecer os desafios da carreira EBTT, a partir das vivências dos próprios docentes, pode possibilitar a construção de estratégias de resistência contra a precarização e a intensificação do trabalho a que estão submetidos no formato atual da carreira.
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