A TRANSFORMAÇÃO HISTÓRICA DA DIDÁTICA NO BRASIL

REFLEXÕES SOBRE O ENDIPE (1972 a 2024) E SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.56950

Palavras-chave:

Didática, Formação de Professores, História da Educação

Resumo

Esta pesquisa analisa a transformação histórica da Didática, destacando eventos relevantes no Brasil, como o Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE), e sua importância na formação docente, com foco nos processos de ensino e aprendizagem. Fundamentada em autores como Maria Candau, Selma Garrido Pimenta e José Carlos Libâneo, a investigação aborda sua trajetória desde a institucionalização até suas reformulações recentes. Assim, a questão de investigação consiste em analisar como a trajetória da disciplina Didática no Brasil reflete seus processos de disciplinarização, institucionalização e transformação, considerando momentos significativos e meios de divulgação no campo educacional. Metodologicamente, combina análise histórica e conceitual, explorando as relações entre Didática geral, específicas e o contexto educacional brasileiro. Os resultados apontam reformulações que refletem modelos educacionais diversos, alternando entre abordagens conservadoras, tecnicistas e críticas. No Brasil, debates sobre identidade e propósitos marcam sua inserção nos cursos de formação, com desafios como visões prescritivas e desconexão com realidades socioculturais. Avanços incluem abordagens críticas, valorização da diversidade e inclusão de professores da Educação Básica. Contudo, ainda é necessário integrar melhor a Didática geral e específicas, superando simplificações para fortalecer práticas educativas transformadoras.

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Biografia do Autor

  • Célio Moacir dos Santos, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo - SEDU

    Doutor em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Professor de Matemática, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo,  SEDU - ES.

  • Lígia Arantes Sad, Instituto Federal do Espírito Santo

    Doutora em Educação Matemática, UNESP - São Paulo, Brasil. Professora de Matemática e Educação Matemática no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Vitória, Espírito Santo. 

Publicado

31-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
A TRANSFORMAÇÃO HISTÓRICA DA DIDÁTICA NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE O ENDIPE (1972 a 2024) E SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE. edur [Internet]. 31º de outubro de 2025 [citado 13º de dezembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/56950