A TRANSFORMAÇÃO HISTÓRICA DA DIDÁTICA NO BRASIL
REFLEXÕES SOBRE O ENDIPE (1972 a 2024) E SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.56950Palavras-chave:
Didática, Formação de Professores, História da EducaçãoResumo
Esta pesquisa analisa a transformação histórica da Didática, destacando eventos relevantes no Brasil, como o Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE), e sua importância na formação docente, com foco nos processos de ensino e aprendizagem. Fundamentada em autores como Maria Candau, Selma Garrido Pimenta e José Carlos Libâneo, a investigação aborda sua trajetória desde a institucionalização até suas reformulações recentes. Assim, a questão de investigação consiste em analisar como a trajetória da disciplina Didática no Brasil reflete seus processos de disciplinarização, institucionalização e transformação, considerando momentos significativos e meios de divulgação no campo educacional. Metodologicamente, combina análise histórica e conceitual, explorando as relações entre Didática geral, específicas e o contexto educacional brasileiro. Os resultados apontam reformulações que refletem modelos educacionais diversos, alternando entre abordagens conservadoras, tecnicistas e críticas. No Brasil, debates sobre identidade e propósitos marcam sua inserção nos cursos de formação, com desafios como visões prescritivas e desconexão com realidades socioculturais. Avanços incluem abordagens críticas, valorização da diversidade e inclusão de professores da Educação Básica. Contudo, ainda é necessário integrar melhor a Didática geral e específicas, superando simplificações para fortalecer práticas educativas transformadoras.
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