CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENGAJAMENTO ESTUDANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.59085

Palavras-chave:

Engajamento, Educação, Revisão

Resumo

Esta resenha avaliativa analisa criticamente o texto que discute o engajamento estudantil, destacando suas múltiplas dimensões e os desafios para sua promoção em ambientes acadêmicos. A partir de uma abordagem teórico-reflexiva, os autores exploram o conceito de engajamento como fenômeno complexo que abrange aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais, sendo influenciado tanto por fatores institucionais quanto por características individuais dos estudantes. A resenha evidencia o mérito do texto ao articular autores de referência e ao propor uma compreensão ampliada do engajamento, que vai além da participação em atividades acadêmicas formais, incorporando também as experiências vividas pelos estudantes no cotidiano universitário. São enfatizadas, ainda, as implicações pedagógicas do engajamento, especialmente no que tange à necessidade de práticas docentes mais interativas, dialógicas e contextualizadas, que favoreçam a construção de vínculos significativos com o saber. A análise ressalta, por fim, que o texto resenhado contribui de forma relevante para o debate atual sobre permanência e êxito estudantil, ao propor que o engajamento seja compreendido como construção coletiva e processual, demandando políticas institucionais articuladas e intencionalidade pedagógica. A resenha conclui valorizando a pertinência da temática, a consistência teórica do texto e sua contribuição para a formação de educadores comprometidos com uma educação superior mais inclusiva, participativa e transformadora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andrea Karla Ferreira Nunes, Universidade Tiradentes

    Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Salamanca - Espanha (2019). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2003). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1997) e Graduada em Direito pela Universidade Tiradentes (2024). Atualmente é professora titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes na linha de Pesquisa Educação e Formação Docente. Na Universidade Tiradentes atuou como Gestora da Educação Superior durante 18 anos assumindo cargos como: Supervisora de Tutoria do Núcleo de Educação a Distância; Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Educação a Distância; Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) no período 2012 a 2014; Coordenadora do ENADE do Grupo Tiradentes (2014 a 2017); Gerente de Programas Acadêmicos do Grupo Tiradentes (2018 a 2021) na reformulação do currículo institucional. Trabalha na Secretaria de Estado da Educação desde 1997 atuando nos seguintes cargos: Coordenadora Pedagógica de Tecnologias Educacionais na Divisão de Tecnologia (DITE/SEDUC), Analista de Avaliação Educacional na Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (CEAVE/SEDUC) e atualmente como técnica pedagógica na Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (ASCAM/SEDUC) no programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (2024). Faz parte do Banco de Avaliadores (BaSis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Avaliação Educacional e Currículo atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas na Educação, Avaliação Educacional, Currículo, Gestão Educacional e Formação Docente. Líder do Grupo de Pesquisa Docência, Avaliação, Currículo e Contemporaneidade (GPDACC). 

  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Universidade Federal de Alagoas
    Bolsista de Produtividade do CNPq (PQ 2), é licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Cesmac, especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco e especialista em Tecnologias em Educação pela PUC/RJ. É mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Realizou estágio pós-doutoral em Educação e Psicologia na Universidade de Aveiro, Portugal e estágio pós-doutoral em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, jogos digitais na educação, gamificação, metodologias ativas, educação online, webquest, tutoria e avaliação. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Cedu/Ufal). Atualmente é coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância e Coordenador da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) na Ufal, integrante do banco de avaliadores institucionais do INEP, professor associado da Universidade Federal de Alagoas e líder do Grupo de Pesquisas Comunidades Virtuais - Ufal.

Downloads

Publicado

11-06-2025

Edição

Seção

Resenha Avaliativa

Como Citar

1.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENGAJAMENTO ESTUDANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DA REVISÃO DE LITERATURA. edur [Internet]. 11º de junho de 2025 [citado 15º de julho de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/59085

Artigos Semelhantes

1-10 de 270

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.