CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENGAJAMENTO ESTUDANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.59085Palavras-chave:
Engajamento, Educação, RevisãoResumo
Esta resenha avaliativa analisa criticamente o texto que discute o engajamento estudantil, destacando suas múltiplas dimensões e os desafios para sua promoção em ambientes acadêmicos. A partir de uma abordagem teórico-reflexiva, os autores exploram o conceito de engajamento como fenômeno complexo que abrange aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais, sendo influenciado tanto por fatores institucionais quanto por características individuais dos estudantes. A resenha evidencia o mérito do texto ao articular autores de referência e ao propor uma compreensão ampliada do engajamento, que vai além da participação em atividades acadêmicas formais, incorporando também as experiências vividas pelos estudantes no cotidiano universitário. São enfatizadas, ainda, as implicações pedagógicas do engajamento, especialmente no que tange à necessidade de práticas docentes mais interativas, dialógicas e contextualizadas, que favoreçam a construção de vínculos significativos com o saber. A análise ressalta, por fim, que o texto resenhado contribui de forma relevante para o debate atual sobre permanência e êxito estudantil, ao propor que o engajamento seja compreendido como construção coletiva e processual, demandando políticas institucionais articuladas e intencionalidade pedagógica. A resenha conclui valorizando a pertinência da temática, a consistência teórica do texto e sua contribuição para a formação de educadores comprometidos com uma educação superior mais inclusiva, participativa e transformadora.
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