CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENGAJAMENTO ESTUDANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.59085Keywords:
Engajamento, Educação, RevisãoAbstract
Esta resenha avaliativa analisa criticamente o texto que discute o engajamento estudantil, destacando suas múltiplas dimensões e os desafios para sua promoção em ambientes acadêmicos. A partir de uma abordagem teórico-reflexiva, os autores exploram o conceito de engajamento como fenômeno complexo que abrange aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais, sendo influenciado tanto por fatores institucionais quanto por características individuais dos estudantes. A resenha evidencia o mérito do texto ao articular autores de referência e ao propor uma compreensão ampliada do engajamento, que vai além da participação em atividades acadêmicas formais, incorporando também as experiências vividas pelos estudantes no cotidiano universitário. São enfatizadas, ainda, as implicações pedagógicas do engajamento, especialmente no que tange à necessidade de práticas docentes mais interativas, dialógicas e contextualizadas, que favoreçam a construção de vínculos significativos com o saber. A análise ressalta, por fim, que o texto resenhado contribui de forma relevante para o debate atual sobre permanência e êxito estudantil, ao propor que o engajamento seja compreendido como construção coletiva e processual, demandando políticas institucionais articuladas e intencionalidade pedagógica. A resenha conclui valorizando a pertinência da temática, a consistência teórica do texto e sua contribuição para a formação de educadores comprometidos com uma educação superior mais inclusiva, participativa e transformadora.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Educação em Revista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.













