EDUCATION IN THE AGE OF KNOWLEDGE: THE USE OF OPEN EDUCATIONAL RESOURCES FOR THE DEVELOPMENT OF EMANCIPATORY ACTION CAPACITIES

Authors

  • Marina de Freitas Centro de Tecnologia Acadêmica - IF/UFRGS
  • Leonardo Albuquerque Heidemann Instituto de Física - UFRGS
  • Ives Araujo Instituto de Física - UFRGS

Keywords:

recursos educacionais abertos

Abstract

To expand the discussions on the adoption of Open Educational Resources (OER) and its emancipatory potential, this article deepens the theoretical and philosophical reflection on what OER are and their social implications. The discussion takes place in three stages: i. the relationship of OER with others open-source movements, in addition to their theoretical approach to the concept of hyperobjects; ii. the association between OER and Paulo Freire's emancipatory education precepts; iii. the projection of these results in Nico Stehr's Theory of Knowledge Societies. As a result of this discussion, the article proposes the concept of Emancipatory Action Capacity, understood as the knowledge and practices that need to be mobilized for individuals, or groups, to emancipate themselves. Thus, it is intended to contribute to the defense that the overcoming of social injustices involves the incorporation, especially in education, of OER practices and philosophies, including free culture, open-source technologies, and open science.

Author Biographies

  • Marina de Freitas, Centro de Tecnologia Acadêmica - IF/UFRGS

    A pesquisadora Marina de Freitas possui graduação em Engenharia Física pela UFRGS (2018), é mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Fìsica. Colaboradora do Centro de Tecnologia Acadêmica (IF/UFRGS), pesquisa e divulga tecnologias livres e ciência aberta desde 2015; atualmente é parte da coordenação da Rede Latinoamericana de Tecnologias Livres.

    Av. Bento Gonçalves, 9500
    CEP 91501-970
    Campus do Vale - UFRGS
    Porto Alegre - RS

    Tel: (51) 980472408

  • Leonardo Albuquerque Heidemann , Instituto de Física - UFRGS

    Resumo da Biografia: Leonardo Heidemann é graduado em Licenciatura em Física pela UFRGS (2008), obtendo os diplomas de mestre (2011) e de doutor (2015) em Ensino de Física nessa mesma Universidade. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem científica, estudos sobre evasão, metodologias ativas de ensino, atividades experimentais e computacionais no ensino de Física.

    Endereço postal: Av. Bento Gonçalves, 9500
    Caixa Postal 15051
    CEP 91501-970
    Campus do Vale - UFRGS
    Porto Alegre - RS
    Telefone: (51) 3308-7250

  • Ives Araujo, Instituto de Física - UFRGS

    O Professor Ives Araujo possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Física (FURG - 2000), Mestrado em Física na área de concentração Ensino de Física (UFRGS - 2002) e Doutorado em Física também voltado ao Ensino de Física (UFRGS 2005). Realizou um estágio pós-doutoral na Universidade de Harvard (EUA, 2009-2010) participando do grupo de pesquisa em Ensino de Física do Prof. Eric Mazur, com quem mantém colaboração desde então. Atualmente é Professor Associado III do Dept. de Física - UFRGS e Editor da revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), atuando também como professor e orientador de teses de doutorado e dissertações de mestrado (acadêmico e profissional). Tem experiência na área de Ensino de Física com produções vinculadas aos seguintes temas: Física Geral, modelagem computacional aplicada ao ensino, tecnologias computacionais, métodos interativos de ensino, teorias de aprendizagem, epistemologia da Física e ensino de Ciências.
    Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 2 (Educação).


    Endereço postal:
    Av. Bento Gonçalves, 9500
    Caixa Postal 15051
    CEP 91501-970
    Campus do Vale - UFRGS
    Porto Alegre - RS

Published

2021-08-10

How to Cite

EDUCATION IN THE AGE OF KNOWLEDGE: THE USE OF OPEN EDUCATIONAL RESOURCES FOR THE DEVELOPMENT OF EMANCIPATORY ACTION CAPACITIES. (2021). Educação Em Revista , 37(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20857

Similar Articles

1-10 of 20

You may also start an advanced similarity search for this article.