ANALISANDO A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DO GOVERNO LULA/DILMA ATRAVÉS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Keywords:
Educação Integral, Pós-modernismo, NeoliberalismoAbstract
Este artigo analisa a concepção de Educação Integral que orienta o Programa Mais Educação, “nova estratégia” do Governo Federal para a promoção da “educação integral em tempo integral” na escola pública brasileira. Através da análise dos principais documentos que fundamentam oprograma, constatamos a proposição de uma Educação Integral Intercultural,assentada numa Gestão Intersetorial e Sistêmica. Desvelamos, então, umarenovação pós-moderna/pós-estruturalista do escolanovismo pragmatista presenteno Programa; uma renovação da teoria do capital humano na forma de uma Pedagogiadas Competências, ou neotecnicismo e, no plano da gestão sistêmica e intersetorial, o transplantedo modelo empresarial de reorganização do trabalho (Teoria da Qualidade Total)para o âmbito do sistema educacional. Concluímos que esta é uma expressãoparticular e contraditória da subordinação intelectual e moral do Governo Lula/Dilmaao neoliberalismo, se revelando como a expressão da “hegemonia às avessas” noâmbito da política educacional.Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Educação em Revista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.













