ANALISANDO A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DO GOVERNO LULA/DILMA ATRAVÉS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Autores

  • JAMERSON ANTONIO DE ALMEIDA DA SILVA Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Educação Integral, Pós-modernismo, Neoliberalismo

Resumo

Este artigo analisa a concepção de Educação Integral que orienta o Programa Mais Educação, “nova estratégia” do Governo Federal para a promoção da “educação integral em tempo integral” na escola pública brasileira. Através da análise dos principais documentos que fundamentam oprograma, constatamos a proposição de uma Educação Integral Intercultural,assentada numa Gestão Intersetorial e Sistêmica. Desvelamos, então, umarenovação pós-moderna/pós-estruturalista do escolanovismo pragmatista presenteno Programa; uma renovação da teoria do capital humano na forma de uma Pedagogiadas Competências, ou neotecnicismo e, no plano da gestão sistêmica e intersetorial, o transplantedo modelo empresarial de reorganização do trabalho (Teoria da Qualidade Total)para o âmbito do sistema educacional. Concluímos que esta é uma expressãoparticular e contraditória da subordinação intelectual e moral do Governo Lula/Dilmaao neoliberalismo, se revelando como a expressão da “hegemonia às avessas” noâmbito da política educacional.

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Biografia do Autor

  • JAMERSON ANTONIO DE ALMEIDA DA SILVA, Universidade Federal de Pernambuco
    Membropermanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de PesquisaEducação, Estado e Sociedade e professor do Curso de Pedagogia da UFPE/ CAA.Graduado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação. No âmbito da graduaçãoministra as seguintes disciplinas: Estado, Política e Educação; OrganizaçãoEducacional e Gestão da Educação; Legislação e Financiamento da Educação. Élíder do grupo de Pesquisa GESTOR - Pesquisa em Gestão da Educação e Políticasdo Tempo Livre e pesquisador do CNPq e vem desenvolvendo pesquisas sobreEducação Integral. Também possui experiência em gestão pública nas área deEducação, Esporte e Lazer, tendo sido Diretor Geral de Esporte da Prefeitura doRecife (2001 a 2004), Diretor Presidente da Autarquia Ginásio de EsportesGeraldo Magalhães da Prefeitura do Recife (2007 a 2008). Tem experiência naárea de Gestão de Políticas Públicas em Educação, Esporte, Lazer e Juventude. 

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Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
ANALISANDO A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DO GOVERNO LULA/DILMA ATRAVÉS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 12º de novembro de 2025];30(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21101

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