A ERA DO “MULTISSINÓPTICO”: QUE (NOVOS) LETRAMENTOS ESTÃO EM JOGO?

Authors

  • Petrilson Alan Pinheiro

Keywords:

Multissinóptico, multiletramentos, letramentos críticos, internet, escola

Abstract

O objetivo deste artigo é, primeiramente, promover uma discussão epistemológica sobre o momento sócio-histórico atual que estou chamando de “multissinóptico”, em que não apenas poucos observam muitos (panóptico), muitos observam poucos (sinóptico), mas também, paralelamente, muitos observam muitos por meio de uma multi-interação constante entre pessoas no mundo inteiro na internet. Com isso, pretendo refletir acerca do(s) modo(s) como a era atual do “multissinóptico”, por meio de mudanças trazidas pela internet e, particularmente, pela Web 2.0, não apenas traz transformações cruciais para as questões do “saber” e do “poder” no/ por meio do ciberespaço, como também possibilita, particularmente, um repensar sobre questões relacionadas às práticas de letramento escolar, ao buscar promover relações com os conceitos de “multiletramentos” e “letramentos críticos” e suas implicações para a escola na contemporaneidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Petrilson Alan Pinheiro
    Professor Doutor do Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP

Published

2023-05-29

Issue

Section

Artigos

How to Cite

1.
A ERA DO “MULTISSINÓPTICO”: QUE (NOVOS) LETRAMENTOS ESTÃO EM JOGO?. edur [Internet]. 2023 May 29 [cited 2025 Dec. 24];30(2). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21129