Copo Meio Cheio ou Copo Meio Vazio? Estágio pós-doutoral, face exposta, revisão crítica e agenda de pesquisa.
Keywords:
Estágio Pós-doutoral, produção científica, gestão educacionalAbstract
Foram analisadas publicações sobre o tema da capacitação pós-doutoral nas bases do Web of Science, Proquest, Scielo e portal periódicos CAPES, os resultados da revisão da literatura colocam o Brasil como sendo o possível agente de fronteira neste campo investigativo. Apesar das amostras com organizações universitárias diversificadas, encontraram-se resultados similares entre elas, resultados estes nos quais a variável tempo de carreira docente emerge como principal fator explicativo à transferência pós-doutoral positiva sobre a produção científica e tecnológica. Nesta revisão observa-se que quanto ao marco teórico todos os estudos, sem exceções, convergem para enxergar o fenômeno pós-doutoral à luz da Gestão do Conhecimento e nesta revisão crítica apresenta-se questionamentos sobre os aspectos cruciais do ponto de vista teórico e metodológico para estudo do fenômeno pós-doutoral, entretanto também há uma visão otimista e promissora acerca deste campo de investigação.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.