O jogo e a “Escola Nova” no contexto da sala de aula: Maceió, 1927-1931.

Autores

  • Rogério de Melo Grillo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever os discursos de intelectuais da educação brasileira, concernente ao jogo na escola, nas décadas de 1920 e 1930. Para tanto, o estudo teve como fontes artigos publicados na “Revista de Ensino” (1927-1931). O corpo documental foi constituído por 24 edições do periódico, publicado no Brasil, especificamente, em Maceió/AL, no período de 1927 a 1931. Esse recorte temporal evidencia uma época de profunda transformação na educação brasileira, já que se dava início à inclusão das ideias escolanovistas em vários estados do país. Ademais, a análise dos documentos supracitados fundamentou a construção de uma narrativa, que contextualiza as concepções de jogo na escola, segundo o debate escolanovista brasileiro. Ressalta-se que tais concepções vislumbram discursos sobre o jogo como um importante recurso didático e meio de escamotear os conteúdos escolares, mediante um “ensino lúdico” centrado na criança.

Palavras-Chave: Jogo; Brincadeira; Escola Nova; Educação Ativa; Recurso Didático.

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Publicado

30-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
O jogo e a “Escola Nova” no contexto da sala de aula: Maceió, 1927-1931. edur [Internet]. 30º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];32(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21261