Formação Técnica e Empregabilidade noPronatec: a experiência de uma cidade da fronteira Brasil-Uruguai
Keywords:
Pronatec, Educação profissionalizante, empregabilidade, programas sociaisAbstract
O objetivo do trabalho é analisar a repercussão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) para a inserção e qualificação profissional. Nos debates acadêmicos, técnicos e do senso comum sobre a sua efetividade para o fim da pobreza, muitas vezes se questiona sua influência sobre a estabilidade do trabalhador no mercado de trabalho. Contudo, poucos estudos têm se dedicado a verificar junto aos próprios beneficiários sua relevância para inserção profissional, caminho considerado sustentável para o combate à situação de vulnerabilidade das famílias beneficiárias. Propondo-se a essa análise, o trabalho parte de dados coletados em entrevistas com beneficiários em uma cidade da fronteira do Brasil com o Uruguai. É abordada a importância econômica do Pronatec para as famílias frente às dificuldades do mercado de trabalho local.
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.