O QUE É ENSINAR A ORALIDADE? ANÁLISE DAS PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS APRESENTADAS EM LIVROS DESTINADOS AOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Authors

  • Débora Amorim Gomes da Costa Maciel Universidade de Pernambuco
  • Fabrini Katrine da Silva Bilro Universidade de Pernambuco

Keywords:

livro didático de Língua Portuguesa, oralidade, ensino

Abstract

Os documentos que norteiam o ensino de Língua Portuguesa incorporam a compreensão de que a oralidade é um objeto a ser ensinado e aprendido. Mas de que forma os livros didáticos asseguram a sistematização desse eixo de ensino? Este artigo analisa as propostas didáticas para o ensino do oral apresentadas em cinco coleções de livros de Língua Portuguesa, destinadas ao Ensino Fundamental, as quais se encontram em uso nas escolas públicas da Mata Norte Pernambucana. A análise dos dados ocorreu de forma prevalentemente qualitativa, com emprego de elementos da técnica da análise de conteúdo categorial. O aporte teórico ancorou-se na concepção de língua enquanto interação e na compreensão da oralidade enquanto objeto de ensino-aprendizagem. As atividades analisadas evidenciaram uma proposta de ensino que possibilita aos educandos práticas de linguagem para a formação cidadã, conjuntamente ao desenvolvimento da expressão oral e da utilização da linguagem formal nas diversas práticas sociais.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-05-30

How to Cite

1.
O QUE É ENSINAR A ORALIDADE? ANÁLISE DAS PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS APRESENTADAS EM LIVROS DESTINADOS AOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. edur [Internet]. 2023 May 30 [cited 2025 Dec. 24];34. Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21326