Aperfeiçoamento de professores de física do 2º Grau: um estudo de caso
Keywords:
Professores, Física, 2°grauAbstract
Este estudo discute a pro- blemática que envolv# o aperfeiçoamento de, professores de Física de 2º Grata. Para isso, analisa-se o CEDEEN .(Curso de Especialização de Decentes e Especialistas da Escola Normal), desenvolvido nos anos 1984 e 1985 em Belo Horizonte, num convênio entre a Secretaria de: Estado da Educação de Minas Gerais e a Faculdade de Educação da Uni- versidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Esse Curso constituiu uma das etapas do Projeto CEFAM (Centro de Formação e Aperfeiçoamento do: Magistério), que teve origem no MEC. Envolveu cerca de 600 professores-alunos de 31 escolas estaduais, de diversas regiões do Estado, e cerca de 160 professores-docentes de várias Unidades da UFMG. Este estudo :analisa a tra- jetória do CEDEEN, através da fala dos professores-alunos: da disciplina de Física, de pessoas da Coordenação e dos professores-docentes da Parte Pedagógica e da Parte Específica de Física, comparando os objetivos do Curso com os resultados alcançados. Procurou-se identificar quais foram as mudanças na prática pedagógica dos professores-alunos de Física após o Curso; e qual foi a concepção de ensino de Física por eles assumida. Finalmente, inferem- se algumas lições deste estudo para o desenvolvimento de uma proposta de cursos de aperfeiçoamento de professores de Física de 2º Grau.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.