Construtivismo e alfabetização: um balanço crítico
Keywords:
ConstrutivismoAbstract
As contribuiçoes e lacunas do construtivismo para a alfabetização são discutidas brevemente. Dentre as contribuições, sakientam-se: (a) a filosofia de respeito ao processo de desenvolvimento do aluno; (b) os estudos da psicogênese do conceito de língua escrita: (c) as propostas para a formação do alfabetizador; (d) a posição sobre quando se deve alfabetizar as funções da avaliação. Dentre as lacunas, são discutidas: (a) a não consideração das diferenças entre leitura e escrita; (b) a falta de explicações, para diferenças individuais; e (c) a não-consideração das consequencias da alfabetização para a aprendizagem e o raciocínio via língua escrita e para a ampliação das possibilidades de ação do sujeito.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.