Construtivismo e alfabetização: um balanço crítico
Palabras clave:
ConstrutivismoResumen
As contribuiçoes e lacunas do construtivismo para a alfabetização são discutidas brevemente. Dentre as contribuições, sakientam-se: (a) a filosofia de respeito ao processo de desenvolvimento do aluno; (b) os estudos da psicogênese do conceito de língua escrita: (c) as propostas para a formação do alfabetizador; (d) a posição sobre quando se deve alfabetizar as funções da avaliação. Dentre as lacunas, são discutidas: (a) a não consideração das diferenças entre leitura e escrita; (b) a falta de explicações, para diferenças individuais; e (c) a não-consideração das consequencias da alfabetização para a aprendizagem e o raciocínio via língua escrita e para a ampliação das possibilidades de ação do sujeito.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.