CONSIDERATIONS ABOUT BLENDED EDUCATION AT THE UNIVERSITY AND THE PLACE OF Enunciation OF THE TEACHER IN ACADEMIC-PROFESSIONAL TRAINING

Authors

Keywords:

Review, blended learning, teacher training

Abstract

O estudo que antecede a este artigo, denominado: ensino híbrido na universidade e o lugar de enunciação do professor na formação acadêmico-profissional, trouxe reflexões importantes acerca  do ensino hibrido nas universidades particulares.

Os pesquisadores iniciaram as suas provocações destacando a mercantilização da formação universitaria por meio do ensino hibrido.

O texto apresenta uma reflexão crítica sobre as condições enfrentadas pelos professores no contexto das instituições de ensino superior. O autor destaca que, mesmo diante dessas condições desfavoráveis, os professores podem sentir alívio ao desempenharem um papel semelhante ao de assessores, respondendo às demandas impostas pelas instituições.

Em resumo, a recomendação de um ensino híbrido diferenciado para a pós-graduação e o ensino superior reflete uma abordagem adaptativa e enriquecedora para a educação.

Combinando o melhor dos mundos presencial e virtual, esse modelo busca promover uma experiência de aprendizagem que desenvolva habilidades essenciais para os alunos, ao mesmo tempo em que valoriza a contribuição única do professor. No entanto, essa transição requer um esforço colaborativo entre educadores, instituições e tecnologia para garantir uma implementação eficaz e equitativa.

Diante disso, as reflexões assinaladas nesta análise acenam para a necessidade da incorporação de uma outra docência, que acolha, dialogue e reconheça a identidade do professor  na produção do  conhecimento no Ensino Hibrido.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Durcelina Ereni Arruda, UFMG

    Doutora em Educação pela UFMG.

    Assessora da Unesco.

    Professora do PROMESTRE- MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO - FAE- UFMG

Published

2024-01-31

Issue

Section

Resenha Avalativa

How to Cite

1.
CONSIDERATIONS ABOUT BLENDED EDUCATION AT THE UNIVERSITY AND THE PLACE OF Enunciation OF THE TEACHER IN ACADEMIC-PROFESSIONAL TRAINING. edur [Internet]. 2024 Jan. 31 [cited 2025 Dec. 26];39(39). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/47763