EDUCATION AND SPORT

ANALYZING THE SCHOOL TIME OF SOCCER STUDENT-ATHLETE

Authors

  • Hugo Paula Almeida da Rocha Colégio Pedro II
  • Leonardo Bernardes Silva de Melo Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
  • Miguel Ataíde Pinto da Costa Colégio Pedro II
  • Antonio Jorge Gonçalves Soares UFRJ

Keywords:

Dual career, Education, Sport, Time Spent in School, Students-atlhetes

Abstract

The aim of this paper was to analyze the time spent in school (TSS) of student-athletes of soccer, from a new analysis model. The variable time was used to verify the investment of the student-athlete in the dual career. We conducted a research with 62 student-athletes residing in the accommodation of a traditional soccer club in Rio de Janeiro, whose age were between 14 and 17 years old. The data were obtain through a survey using a structured questionnaire and analyzed by adapting the methodological model of Neri (2009) to calculate the TSS. We observed that studies in the area of education and physical education suggest that the time dedicated to sports training competes and damage the time dedicated to school. The results of our study suggest that the problem of the reduction of the TSS by student-athletes is caused by non-compliance and flexibility in school rules by the school institution itself.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Hugo Paula Almeida da Rocha, Colégio Pedro II

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGE/UFRJ (Turma 2013). Mestre em Educação pelo PPGE/UFRJ (Turma 2011). Professor de Educação Física do Colégio Pedro II desde março de 2014. Trabalhou como Professor Substituto do setor curricular de Educação Física do Colégio de Aplicação da UFRJ - CAp/UFRJ (2011). Graduado no curso de Licenciatura em Educação Física da UFRJ (2010); teve experiência como estagiário do Colégio de Aplicação da UFRJ no curso de Educação Física no Ensino Básico. Bolsista de Iniciação Científica (2009-2010) pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). Contemplado com a Bolsa da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2011 a 2013, quando cursou o mestrado, e no período de 2013 a 2017, durante o curso de Doutorado. Participa, como co-líder e pesquisador do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Educação Física e Sociedade (LAPEEFS/CPII) e como pesquisador no Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo (LABEC/UFRJ), atuando diretamente no projeto de pesquisa "Escolarização e formação de jovens atletas". Entre as atividades desenvolvidas no LABEC, destacam-se o auxílio e co-orientação de trabalhos dos Bolsistas de Iniciação Científica, produção de artigos científicos e preparação de relatórios e projetos para captação de recursos para as pesquisas.

Leonardo Bernardes Silva de Melo, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho, professor da rede Estadual e Municipal do RJ. Membro pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Educação do Corpo (LABEC/UFRJ). Professor da Universidade Estácio de Sá e Centro Universitário São José. Pesquisa sobre a dupla carreira de jovens atletas em idade escolar.

Miguel Ataíde Pinto da Costa, Colégio Pedro II

Doutor e Mestre em Epidemiologia em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Fiocruz. Possui graduação em Licenciatura em Educação Fisica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007).Tem experiência na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, área onde tem especialização concluída na mesma Universidade. Atualmente trabalha como professor de Educação Física do Colégio Pedro II.

Antonio Jorge Gonçalves Soares, UFRJ

Doutor em Educação Física. Realizou estágio de Pós-doutorado na Universidade do Porto-FADE-UP (2007-2008). Seu interesse e trajetória de investigação se baseiam nos estudos sobre a educação do corpo nas instituições escolares, no esporte e nas políticas públicas. Outro tema de interesse é a escola de tempo integral. Lecionou na educação básica e atualmente atua como professor e pesquisador na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Faculdade de Educação. Está vinculado à Graduação e como Prof. Permanente dos programas de Pós-graduação: a) Educação (PPGE), na linha de Pesquisa de Políticas Públicas e Instituições Educacionais; b) Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo. É lider do Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo-CNPq (LABEC) e membro-pesquisador do Grupo de Estudos de Sistemas Educacionais-CNPq (Grupo de Estudos de Sistemas Educacionais (GESED) e colabora com outros grupos de pesquisa (Núcleo de Estudos e Pesquisa de Educação e Sociedade Contemporânea- UFSC; PROTEORIA- UFES). Foi membro titular do Comitê Científico do GT 14 - Sociologia da Educação da ANPED ( 2013-15; 2015-2017), foi membro do Conselho Superior de Pós-graduação da UFRJ- CEPG (Conselho de Graduados 2011-2014), Coordenador Institucional PIBIC-UFRJ (2014-2015). Atua como editor da Revista Contemporânea de Educação (RCE-UFRJ) e como editor de Seção Journal Physical Education. Atua Consultor Ad-Hoc na Área de Educação-CAPES (2015-atual). É Bolsista Produtividade PQ-Cnpq desde 2005 e Cientista do Nosso Estado com financiamento (2012-2015; 2015-2018). Orientou e orienta trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, especialização, dissertações de mestrado. teses de doutorado e estágio de pós-doutorado. É autor de artigos científicos, livros, capítulos de livros e artigos de divulgação científica vinculados aos temas da educação do corpo, da escolarização, da escola de tempo integral, da educação física escolar e das políticas públicas da educação e do esporte.

Published

2021-04-05

How to Cite

Rocha, H. P. A. da, Melo, L. B. S. de, Costa, M. A. P. da, & Soares, A. J. G. (2021). EDUCATION AND SPORT: ANALYZING THE SCHOOL TIME OF SOCCER STUDENT-ATHLETE. Educação Em Revista, 37(1). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20719