O intelectual universitário e seu trabalho em tempos de “pesquisa administrada”

Authors

  • Lucídio Bianchetti UFSC
  • Antonio Alvaro Soares Zuin Universidade Federal de São Carlos

Keywords:

Indústria Cultural, Intelectual, Produção e veiculação do conhecimento

Abstract

T. Adorno, ao chegar aos EUA na década de 1940, surpreende-se com o novo ethos da pesquisa com o qual defronta-se e estranha os mecanismos de controle que pesavam sobre a academia e os pesquisadores. Nos EUA, esses mecanismos convergiram para uma síntese contida na fórmula “publish or perish”, processo que acabou instaurando-se no Brasil a partir de meados da década de 1990. É sobre esse processo, ao qual foram submetidos os intelectuais na universidade e as consequências para a produção e veiculação do conhecimento, que dedicamos nossa atenção neste texto. Por meio deste artigo objetivamos investigar a forma como a produção intelectual vem desenvolvendo-se em tempos nos quais a pesquisa científica torna-se cada vez mais administrada pela lógica do fetiche da mercadoria cultural, com destaque para a análise do modo como a lógica do publique ou pereça delineia a forma da produção científica no Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lucídio Bianchetti, UFSC

Antonio Alvaro Soares Zuin, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação pela Unicamp em 1998. É Professor-Associado do Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, Assessor FAPESP, Bolsista Produtividade CNPq 1C, Pós-Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de Leipzig, Alemanha e Coordenador do Grupo de Pesquisa: “Teoria Crítica e Educação”/ UFSCar.

Published

2023-05-29

How to Cite

Bianchetti, L., & Soares Zuin, A. A. (2023). O intelectual universitário e seu trabalho em tempos de “pesquisa administrada”. Educação Em Revista, 28(3). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21032

Issue

Section

Artigos