A violência no contexto escolar: uma leitura interdisciplinar

Authors

  • FÁBIO SANTOS BISPO Universidade Federal de Minas Gerais
  • NÁDIA LAGUÁRDIA DE LIMA Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

violência, escola, poder disciplinar, psicanálise

Abstract

Este artigo apresenta uma abordagem interdisciplinar acerca da problemática da violência na escola. Discutem-se, primeiramente, as possíveis definições e caracterizações da violência, tomando-a a partir de diferentes dimensões, tais como a violência subjetiva, a violência simbólica e a violência objetiva, sistêmica ou estrutural. São analisadas as formas simbólicas e sociais da violência institucional que permeia o âmbito escolar, sobretudo a partir de suas relações com a noção foucaultiana de poder disciplinar. Em oposição às crescentes estratégias de controle e segregação articuladas ao biopoder que se fazem presentes no espaço escolar, destacamos a importância de uma educação que valorize a participação ativa dos jovens na construção de saídas para os impasses e conflitos presentes nas relações sociais e pedagógicas, bem como as possíveis contribuições da Psicanálise para esse processo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

FÁBIO SANTOS BISPO, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Psicologia (UFMG), psicanalista, psicólogo da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) e doutorando em Psicologia (UFMG). 

NÁDIA LAGUÁRDIA DE LIMA, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicóloga, psicanalista, doutora em Educação (UFMG), professora adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG.

Published

2023-05-29

How to Cite

BISPO, F. S., & DE LIMA, N. L. (2023). A violência no contexto escolar: uma leitura interdisciplinar. Educação Em Revista, 30(2). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21130

Issue

Section

Artigos