A violência no contexto escolar: uma leitura interdisciplinar

Autores/as

  • FÁBIO SANTOS BISPO Universidade Federal de Minas Gerais
  • NÁDIA LAGUÁRDIA DE LIMA Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

violência, escola, poder disciplinar, psicanálise

Resumen

Este artigo apresenta uma abordagem interdisciplinar acerca da problemática da violência na escola. Discutem-se, primeiramente, as possíveis definições e caracterizações da violência, tomando-a a partir de diferentes dimensões, tais como a violência subjetiva, a violência simbólica e a violência objetiva, sistêmica ou estrutural. São analisadas as formas simbólicas e sociais da violência institucional que permeia o âmbito escolar, sobretudo a partir de suas relações com a noção foucaultiana de poder disciplinar. Em oposição às crescentes estratégias de controle e segregação articuladas ao biopoder que se fazem presentes no espaço escolar, destacamos a importância de uma educação que valorize a participação ativa dos jovens na construção de saídas para os impasses e conflitos presentes nas relações sociais e pedagógicas, bem como as possíveis contribuições da Psicanálise para esse processo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

FÁBIO SANTOS BISPO, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Psicologia (UFMG), psicanalista, psicólogo da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) e doutorando em Psicologia (UFMG). 

NÁDIA LAGUÁRDIA DE LIMA, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicóloga, psicanalista, doutora em Educação (UFMG), professora adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

BISPO, F. S., & DE LIMA, N. L. (2023). A violência no contexto escolar: uma leitura interdisciplinar. Educação Em Revista, 30(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21130

Número

Sección

Artigos