REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE O POTENCIAL EMANCIPADOR DA PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO PARA SUPERAR O MODELO ESCOLAR NO QUEFAZER DO(A) PROFESSOR(A)

Authors

  • Rosanna Barros Universidade do Algarve
  • José Barrientos Rastrojo Universidade de Sevilha

Keywords:

Pedagogia da Libertação. Pensamento Crítico. Emancipação Social. Quefazer do(a) Professor(a).

Abstract

Desde a criação, no século XIX, dos sistemas nacionais de educação que se foi consolidando um determinado modelo educativo, desenvolvido no contexto institucional e organizacional da escola, e por isso designado genericamente de modelo escolar de educação. As características hegemónicas deste modelo naturalizaram de tal forma os seus pressupostos educativos, que o que passa a ser legitimado como educação corresponde em larga medida ao seu modelo clássico de integração normativa, baseado numa conceção da prática educativa de carácter totalitário e impositivo. É pois, no âmbito da crítica à forma escolar elaborada no contexto das perspetivas críticas em educação, de que emana a pedagogia da libertação, que a problemática-chave deste texto está situada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rosanna Barros, Universidade do Algarve

Professora Adjunta. Área de Educação Social. 

José Barrientos Rastrojo, Universidade de Sevilha

Professor Contratado Doutor. Faculdade de Filosofia.

Published

2023-05-29

How to Cite

Barros, R., & Rastrojo, J. B. (2023). REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE O POTENCIAL EMANCIPADOR DA PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO PARA SUPERAR O MODELO ESCOLAR NO QUEFAZER DO(A) PROFESSOR(A). Educação Em Revista, 30(3). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21142

Issue

Section

Artigos