POR UMA PEDAGOGIA LITERÁRIA DO “COMO SE”: EM TORNO DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UFMG

Authors

  • Nabil Araújo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Keywords:

Teoria da Literatura, crítica literária, ensino de literatura, pedagogia literária

Abstract

Este artigo relata a experiência pedagógica em Teoria da Literatura conduzida pelo autor no âmbito da graduação em Letras da Universidade Federal de Minas Gerais à época de seu doutorado em Estudos Literários na mesma instituição (2008-2013), experiência essa que, aqui convertida, ela própria, em objeto de reflexão teórica, suscita uma compreensão renovada do ato crítico em jogo na leitura e na avaliação escolar/acadêmica de textos literários, bem como uma proposta de pedagogia literária derivada dessa compreensão – pedagogia aqui chamada, sob a inspiração do livro clássico de Hans Vaihinger, Die Philosophie des Als Ob [A filosofia do como se], de “Pedagogia do Como Se”.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Nabil Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor adjunto de Teoria da Literatura na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Licenciado e bacharel em Letras pela UFMG, mestre e doutor em Estudos Literários pela mesma instituição, na qual lecionou disciplinas de Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Suas publicações na área dos Estudos Literários incluem capítulos de livros e artigos em periódicos acadêmicos nacionais. No momento, organiza o volume A crítica literária e a função da teoria, a ser publicado pela Faculdade de Letras da UFMG.

Published

2023-05-29

How to Cite

Araújo, N. (2023). POR UMA PEDAGOGIA LITERÁRIA DO “COMO SE”: EM TORNO DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UFMG. Educação Em Revista, 30(4). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21154

Issue

Section

Artigos