POR UMA PEDAGOGIA LITERÁRIA DO “COMO SE”: EM TORNO DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UFMG
Palabras clave:
Teoria da Literatura, crítica literária, ensino de literatura, pedagogia literáriaResumen
Este artigo relata a experiência pedagógica em Teoria da Literatura conduzida pelo autor no âmbito da graduação em Letras da Universidade Federal de Minas Gerais à época de seu doutorado em Estudos Literários na mesma instituição (2008-2013), experiência essa que, aqui convertida, ela própria, em objeto de reflexão teórica, suscita uma compreensão renovada do ato crítico em jogo na leitura e na avaliação escolar/acadêmica de textos literários, bem como uma proposta de pedagogia literária derivada dessa compreensão – pedagogia aqui chamada, sob a inspiração do livro clássico de Hans Vaihinger, Die Philosophie des Als Ob [A filosofia do como se], de “Pedagogia do Como Se”.Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.