Cinema, prática de ensino de História e Geografia e formação docente: produção de curtas metragens – experiências e estudos de caso

Authors

  • RODRIGO RIBEIRO PAZIANI
  • HUMBERTO PERINELLI NETO

Keywords:

Cinema, Ensino de História e Geografia, Formação Docente

Abstract

A importância alcançada pelo cinema guarda vínculo estreito com a transformação do olhar humano e da maneira de conhecer da modernidade. A capacidade de provocar encantamento e de intervir na construção da visão de mundo gerou o desenvolvimento de experiências de uso de filmes na educação. Neste artigo, pretendemos articular a linguagem cinematográfica com a formação docente e as práticas de ensino de História e Geografia em cursos de Licenciatura. Alguns dos problemas fundamentais da educação estão relacionados aos usos das tecnologias e linguagens audiovisuais e como mobilizar e construir novos saberes em meio aos processos formativos dos alunos. Nossas reflexões, baseadas na educação dialógica de Paulo Freire, estarão focalizadas nas possibilidades de construção de novos conhecimentos e vivências, através de experiências e estudos de caso que envolvem a produção de vídeos/curtas metragens, com destaque para dois casos ocorridos na região Noroeste do Estado de São Paulo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

RODRIGO RIBEIRO PAZIANI

Colegiado de História da Unioeste. Área: Metodologia e Prática de Ensino de História.

Published

2023-05-30

How to Cite

PAZIANI, R. R., & PERINELLI NETO, H. (2023). Cinema, prática de ensino de História e Geografia e formação docente: produção de curtas metragens – experiências e estudos de caso. Educação Em Revista, 31(4). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21218

Issue

Section

Artigos