Cinema, prática de ensino de História e Geografia e formação docente: produção de curtas metragens – experiências e estudos de caso

Autores/as

  • RODRIGO RIBEIRO PAZIANI
  • HUMBERTO PERINELLI NETO

Palabras clave:

Cinema, Ensino de História e Geografia, Formação Docente

Resumen

A importância alcançada pelo cinema guarda vínculo estreito com a transformação do olhar humano e da maneira de conhecer da modernidade. A capacidade de provocar encantamento e de intervir na construção da visão de mundo gerou o desenvolvimento de experiências de uso de filmes na educação. Neste artigo, pretendemos articular a linguagem cinematográfica com a formação docente e as práticas de ensino de História e Geografia em cursos de Licenciatura. Alguns dos problemas fundamentais da educação estão relacionados aos usos das tecnologias e linguagens audiovisuais e como mobilizar e construir novos saberes em meio aos processos formativos dos alunos. Nossas reflexões, baseadas na educação dialógica de Paulo Freire, estarão focalizadas nas possibilidades de construção de novos conhecimentos e vivências, através de experiências e estudos de caso que envolvem a produção de vídeos/curtas metragens, com destaque para dois casos ocorridos na região Noroeste do Estado de São Paulo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

RODRIGO RIBEIRO PAZIANI

Colegiado de História da Unioeste. Área: Metodologia e Prática de Ensino de História.

Publicado

2023-05-30

Cómo citar

PAZIANI, R. R., & PERINELLI NETO, H. (2023). Cinema, prática de ensino de História e Geografia e formação docente: produção de curtas metragens – experiências e estudos de caso. Educação Em Revista, 31(4). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21218

Número

Sección

Artigos