Cinema, prática de ensino de História e Geografia e formação docente: produção de curtas metragens – experiências e estudos de caso
Palabras clave:
Cinema, Ensino de História e Geografia, Formação DocenteResumen
A importância alcançada pelo cinema guarda vínculo estreito com a transformação do olhar humano e da maneira de conhecer da modernidade. A capacidade de provocar encantamento e de intervir na construção da visão de mundo gerou o desenvolvimento de experiências de uso de filmes na educação. Neste artigo, pretendemos articular a linguagem cinematográfica com a formação docente e as práticas de ensino de História e Geografia em cursos de Licenciatura. Alguns dos problemas fundamentais da educação estão relacionados aos usos das tecnologias e linguagens audiovisuais e como mobilizar e construir novos saberes em meio aos processos formativos dos alunos. Nossas reflexões, baseadas na educação dialógica de Paulo Freire, estarão focalizadas nas possibilidades de construção de novos conhecimentos e vivências, através de experiências e estudos de caso que envolvem a produção de vídeos/curtas metragens, com destaque para dois casos ocorridos na região Noroeste do Estado de São Paulo.Descargas
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