Podcast, participação social e desenvolvimento
Keywords:
gêneros textuais, formação continuada, interacionismo sociodiscursivo, podcastAbstract
Esta pesquisa objetivou analisar as interações de participantes com o podcast como instrumento no processo de ensino-aprendizagem. Para tal, transcrevemos a experiência de professores da região de Londrina em um curso de formação continuada sobre tecnologias e ensino de língua estrangeira. O estudo embasa-se no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006) e nas implicações do uso de novas tecnologias como ferramentas de participação social (BRAGA, 2010). Foi analisado um grupo focal de cada um dos encontros realizados. No contexto mais amplo, a interação dos participantes foi investigada por meio das sequências IRA (SINCLAIR; COULTHARD, 1975). No nível da situação de produção o agir dos participantes foi categorizado em três tipos de agires (FOGAÇA, 2010). Os resultados mostram que os alunos se colocam no papel de aprendizes e evitam se arriscar, já que raramente iniciam sequências IRA.
Downloads
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.