Podcast, participação social e desenvolvimento
Palabras clave:
gêneros textuais, formação continuada, interacionismo sociodiscursivo, podcastResumen
Esta pesquisa objetivou analisar as interações de participantes com o podcast como instrumento no processo de ensino-aprendizagem. Para tal, transcrevemos a experiência de professores da região de Londrina em um curso de formação continuada sobre tecnologias e ensino de língua estrangeira. O estudo embasa-se no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006) e nas implicações do uso de novas tecnologias como ferramentas de participação social (BRAGA, 2010). Foi analisado um grupo focal de cada um dos encontros realizados. No contexto mais amplo, a interação dos participantes foi investigada por meio das sequências IRA (SINCLAIR; COULTHARD, 1975). No nível da situação de produção o agir dos participantes foi categorizado em três tipos de agires (FOGAÇA, 2010). Os resultados mostram que os alunos se colocam no papel de aprendizes e evitam se arriscar, já que raramente iniciam sequências IRA.
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.