O ensino de português no Brasil: as desigualdades da distribuição linguística.
Keywords:
Ensino de Português, distribuição linguística, desigualdadeAbstract
As propostas de renovação das bases teórico-metodológicas do ensino de língua portuguesa se constituíram, a partir da segunda metade do século XX, em resposta à diversidade linguística resultante da chegada, aos bancos escolares, de grupos sociais que historicamente não tiveram acesso à escolarização formal. Desde então, o processo de urbanização do país se consolidou e a distribuição do ensino fundamental chega à quase totalidade dos alunos em idade escolar. No atual contexto, os conflitos linguísticos na escola não mais se sustentam principalmente em variáveis associadas às diferenças entre o rural e o urbano, ou em contraposições entre cultura oral e cultura letrada. Neste trabalho, questionam-se, com base em proposições mais recentemente elaboradas sobre a distribuição linguística no Brasil, concepções de ensino de língua portuguesa de caráter linear ou progressivo, observadas as rupturas, dispersões, retrocessos e desigualdades que se reproduzem historicamente no país.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.