O ensino de português no Brasil: as desigualdades da distribuição linguística.

Autores/as

  • Émerson de Pietri Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Ensino de Português, distribuição linguística, desigualdade

Resumen

As propostas de renovação das bases teórico-metodológicas do ensino de língua portuguesa se constituíram, a partir da segunda metade do século XX, em resposta à diversidade linguística resultante da chegada, aos bancos escolares, de grupos sociais que historicamente não tiveram acesso à escolarização formal. Desde então, o processo de urbanização do país se consolidou e a distribuição do ensino fundamental chega à quase totalidade dos alunos em idade escolar. No atual contexto, os conflitos linguísticos na escola não mais se sustentam principalmente em variáveis associadas às diferenças entre o rural e o urbano, ou em contraposições entre cultura oral e cultura letrada. Neste trabalho, questionam-se, com base em proposições mais recentemente elaboradas sobre a distribuição linguística no Brasil, concepções de ensino de língua portuguesa de caráter linear ou progressivo, observadas as rupturas, dispersões, retrocessos e desigualdades que se reproduzem historicamente no país.

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Biografía del autor/a

Émerson de Pietri, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Letras (1995), mestrado (1998) e doutorado (2003) em Lingüística Aplicada ao Ensino/Aprendizagem de Língua Materna, pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor doutor da Faculdade de Educação da USP/SP. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa; formação de professores.

Publicado

2023-05-30

Cómo citar

Pietri, Émerson de. (2023). O ensino de português no Brasil: as desigualdades da distribuição linguística. Educação Em Revista, 34. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21310