PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE MESTRADO ACADÊMICO

Autores

Palavras-chave:

Mestrado, produção de trabalhos acadêmicos, artigos científicos, percepção, capacitação.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção de 90 discentes de Mestrado Acadêmico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), provindos dos pólos Demanda Social e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFGO) e Espírito Santo (IFES), sobre o processo de produção e submissão de um artigo científico, e capacitar os mesmos sobre a temática, para que possam dar prosseguimento em sua formação e prática científica. Tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa, com realização de Workshop para capacitação e utilização de questionários para percepção dos discentes. Como resultado da capacitação, foi observado um ganho médio total de conhecimento nos três pólos em valor de 53,86%. Referente à percepção inicial dos discentes a média ficou em 23,06% para Demanda Social, 36,40% para IFGO e 29,86% para IFES. Quanto à percepção final a média ficou em 82,93% para Demanda Social, 82,93% para IFGO e 84,13% para IFES. Observou-se em valor de 85,53% a incapacidade inicial apresentada pelos discentes para fomentar as atividades, e em 89,24% a competência final. Os valores encontrados esta pesquisa traduzem a ineficácia das ações propostas pelas instituições no ensino de uma metodologia de pesquisa que contemple a temática, demonstrando que o assunto é complexo, e que melhores planejamentos devem ser perpetrados no sentido de uma maior capacitação.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

VITA, G. F., Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Biólogo

Gestor Ambiental

Mestrado em Biologia Animal

Doutorado em Biologia Animal

Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

SANAVRIA, A., Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Médico Veterinário

Mestrado em Extensão Rural 

Doutorado em Ciências Veterinárias

Professor Titular

Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

EVARISTO, A. M. T., Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Economista Doméstico

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DIAS, E. R. A. , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Educador Físico

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Publicado

2023-05-24

Como Citar

Ferreira Vita, G. ., Sanavria, A., Tomaz Evaristo, A. M. ., & Ribeiro Almeida Dias, E. . (2023). PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE MESTRADO ACADÊMICO. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/24963

Edição

Seção

Artigos