PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE MESTRADO ACADÊMICO

Autores

Palavras-chave:

Mestrado, produção de trabalhos acadêmicos, artigos científicos, percepção, capacitação.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção de 90 discentes de Mestrado Acadêmico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), provindos dos pólos Demanda Social e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFGO) e Espírito Santo (IFES), sobre o processo de produção e submissão de um artigo científico, e capacitar os mesmos sobre a temática, para que possam dar prosseguimento em sua formação e prática científica. Tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa, com realização de Workshop para capacitação e utilização de questionários para percepção dos discentes. Como resultado da capacitação, foi observado um ganho médio total de conhecimento nos três pólos em valor de 53,86%. Referente à percepção inicial dos discentes a média ficou em 23,06% para Demanda Social, 36,40% para IFGO e 29,86% para IFES. Quanto à percepção final a média ficou em 82,93% para Demanda Social, 82,93% para IFGO e 84,13% para IFES. Observou-se em valor de 85,53% a incapacidade inicial apresentada pelos discentes para fomentar as atividades, e em 89,24% a competência final. Os valores encontrados esta pesquisa traduzem a ineficácia das ações propostas pelas instituições no ensino de uma metodologia de pesquisa que contemple a temática, demonstrando que o assunto é complexo, e que melhores planejamentos devem ser perpetrados no sentido de uma maior capacitação.  

Biografia do Autor

  • VITA, G. F., Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Biólogo

    Gestor Ambiental

    Mestrado em Biologia Animal

    Doutorado em Biologia Animal

    Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

  • SANAVRIA, A., Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Médico Veterinário

    Mestrado em Extensão Rural 

    Doutorado em Ciências Veterinárias

    Professor Titular

    Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

  • EVARISTO, A. M. T., Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Economista Doméstico

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

  • DIAS, E. R. A. , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Educador Físico

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Publicado

2023-05-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE MESTRADO ACADÊMICO. (2023). Educação Em Revista , 39(39). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/24963

Artigos Semelhantes

1-10 de 1258

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.