PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE MESTRADO ACADÊMICO
Palavras-chave:
Mestrado, produção de trabalhos acadêmicos, artigos científicos, percepção, capacitação.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção de 90 discentes de Mestrado Acadêmico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), provindos dos pólos Demanda Social e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFGO) e Espírito Santo (IFES), sobre o processo de produção e submissão de um artigo científico, e capacitar os mesmos sobre a temática, para que possam dar prosseguimento em sua formação e prática científica. Tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa, com realização de Workshop para capacitação e utilização de questionários para percepção dos discentes. Como resultado da capacitação, foi observado um ganho médio total de conhecimento nos três pólos em valor de 53,86%. Referente à percepção inicial dos discentes a média ficou em 23,06% para Demanda Social, 36,40% para IFGO e 29,86% para IFES. Quanto à percepção final a média ficou em 82,93% para Demanda Social, 82,93% para IFGO e 84,13% para IFES. Observou-se em valor de 85,53% a incapacidade inicial apresentada pelos discentes para fomentar as atividades, e em 89,24% a competência final. Os valores encontrados esta pesquisa traduzem a ineficácia das ações propostas pelas instituições no ensino de uma metodologia de pesquisa que contemple a temática, demonstrando que o assunto é complexo, e que melhores planejamentos devem ser perpetrados no sentido de uma maior capacitação.
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