INTERPROFISSIONALIDADE E INTEGRALIDADE DO CUIDADO: UMA LEITURA FILOSÓFICA CONTEMPORÂNEA DOS CONCEITOS

Autores

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Integralidade em Saúde, Educação Superior, Filosofia

Resumo

Este estudo tem por objetivo aprofundar os conceitos de interprofissionalidade e integralidade do cuidado, à luz da filosofia contemporânea, do constructo teórico de pesquisadores nacionais e internacionais e do depoimento de estudantes da área da saúde sobre a temática. A metodologia confere ao estudo caráter qualitativo, cujo suporte teórico filosófico está alicerçado nas discussões de Nietzsche, Foucault e Deleuze & Guatarri, assim como na pesquisa de campo, aplicada a 17 estudantes ingressantes em cursos de graduação da área da saúde, mediante entrevista pela plataforma digital Google forms. As conclusões do estudo indicam que a interprofissionalidade não é um conteúdo ou uma técnica a ser ensinada, mas atitudes a serem desenvolvidas tanto no espaço profissional, como no ensino em saúde, pautadas em comportamentos e interações interpessoais para o trabalho em equipe, de forma a alcançar a integralidade do cuidado. As dificuldades que se relacionam com sua efetivação estão vinculadas à constituição do campo da saúde, às hierarquias que se instalaram como dispositivo de dominação, à espacialização da doença desconsiderando o ser humano e sua complexidade, e à forma ideológica como se deu a construção de alguns conceitos e que necessitam de maior delimitação para se tornarem realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dra. REGINA CELIA LIHARES HOSTINS, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ-SC

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado pelo Institute of Education, University of London, Inglaterra. Professora tempo integral no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Vale do Itajaí, SC.  Coordenadora do Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Educacionais.

 

Publicado

2022-07-05

Como Citar

PEDROZO VIANA, S. B., & LINHARES HOSTINS, R. C. . (2022). INTERPROFISSIONALIDADE E INTEGRALIDADE DO CUIDADO: UMA LEITURA FILOSÓFICA CONTEMPORÂNEA DOS CONCEITOS. Educação Em Revista, 38. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/26460

Edição

Seção

Artigos