DISPOSITIVOS FORMATIVOS NAS LICENCIATURAS:

ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS À LUZ DA LITERATURA FRANCÓFONA

Authors

Keywords:

Teacher education, Francophone literature, Intriguing pedagogical experiences, Formative approaches.

Abstract

From a theoretical point of view, there is a lot of debate on teachers' initial training, even though what happens inside the Brazilian schools of education remains virtually unknown. Based on unpublished results from previous research, here expanded and deepened, this article's objectives are twofold. First, to present and discuss pedagogical initiatives aimed at teachers' professional initial formation in French-speaking countries, a prominent reference group in Brazil. Secondly, but equally important, to verify how - and with what configurations - aspects related to this literature appear in this country. To this end, we analyzed the winning experiences of Professor Rubens Murillo Marques Prize (PPRMM), which attempts to value the future teachers' educators and disseminate their experiences, given their contribution to the teaching-learning process. The results indicate that, despite macro-obstacles, specific pedagogical initiatives manage to promote the unity between theory and practice by favoring the student's approximation with the primary and secondary schools in other moments rather than the internship. With this, future teachers learn how to use the theoretical approaches known in the universities in the actual school context, reflecting, analyzing, and questioning what they do in light of the expected results and those obtained.

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Author Biographies

Gisela Lobo Tartuce, Fundação Carlos Chagas

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Sociologia pela mesma Instituição. É pesquisadora da Fundação Carlos Chagas desde 1997, tendo desenvolvido projetos de pesquisa com os seguintes temas: relação escola-trabalho, transição escola-trabalho, qualificação profissional, jovens, juventude, ensino médio e políticas educacionais. É editora executiva de Cadernos de Pesquisa, revista de estudos e pesquisas em educação da Fundação Carlos Chagas. É orientadora pelo Sedes Sapientiae e atualmente realiza curso de aperfeiçoamento "Abordagem psicanalítica da adolescência,", na mesma instituição.

CLAUDIA LEME FERREIRA DAVIS, Fundação Carlos Chagas e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Bacharel em Ciências, com área de concentração em Psicologia, pela universidade de Stanford (CA, USA); mestrado em Psicologia Experimental e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, ambos pela Universidade de São Paulo (USP-SP). Foi Diretora de Projetos Especiais e da Diretoria Técnica da Fundação para o Desenvolvimento da Educação/FDE da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (1995-1997), no Governo Mário Covas. Atuou como professora Visitante do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade de Buenos Aires/UBA (1997-2004) e ministrou cursos de verão na universidade de Seton Hall (NJ, USA, 2008 e 2009) e em Luanda (Angola) sobre currículo da escola básica (2013 e 2014). Assessorou várias agências nacionais e estrangeiras. Foi superintendente de Educação e Pesquisa da Fundação Carlos Chagas/FCC, membro da Comissão Assessora da Prova Nacional de Concurso para Ingresso na Carreira Docente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP; da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação/ANPEd. Atualmente, é pesquisadora Sênior da Fundação Carlos Chagas/FCC (1981-2020) e Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP (1989-2020). Integra o Corpo Editorial dos periódicos Cadernos de Pesquisa (FCC/SP), Psicologia da Educação (PUC/SP) e Educación y Ciencia (Santo Domingo). É parecerista ad-hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico/CNPq. Conta com mais de 80 orientações de mestrado e doutorado concluídas e 13 em andamento (06 de mestrado e 07 de doutorado). Sua atuação tem incidido nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, avaliação educacional, formação de professor (inicial e continuada), trabalho/atividade docente, desenvolvimento e aprendizagem, psicologia do desenvolvimento humano, autorregulação da conduta, metacognicão e competências e habilidades do século XXI. 

Patrícia Cristina Albieri de Almeida, Fundação Carlos Chagas e Unasp

ossui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é pesquisadora plena da Fundação Carlos Chagas, professora permanente do Mestrado profissional em Educação do Unasp e professora visitante do Mestrado profissional em Educação da Unitau. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, desenvolvimento e conhecimento profissional. Integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). 

Published

2022-01-13

How to Cite

Lobo Tartuce, G., LEME FERREIRA DAVIS, C. ., & Albieri de Almeida, P. C. (2022). DISPOSITIVOS FORMATIVOS NAS LICENCIATURAS: : ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS À LUZ DA LITERATURA FRANCÓFONA. Educação Em Revista, 37(1). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/33828

Issue

Section

Dossiê - Formação Docente e Práticas Pedagógicas: tempos, tensões e invenções