OS IMPACTOS DA COVID-19 NOS DIREITOS EDUCATIVOS DE MIGRANTES E REFUGIADOS ADULTOS – NOTAS DE PESQUISA

Authors

  • RITA DE CASSIA DA CRUZ SILVA Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Maria Clara Di Pierro Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) https://orcid.org/0000-0002-8343-3578

Keywords:

migrants, refugees, international migrations, educational rights, Covid-19

Abstract

2020 exposed the condition of human vulnerability with the pandemic that hit the globalized world. In the field of international migration, the processes were marked by a rupture, due to the containment measures adopted by the countries to contain Covid-19. This article aims to reflect on the impact of these measures on international migration, on migrants, as well as on the realization of their educational rights. The text is an exploratory analysis supported by a bibliographic and documentary review, divided into two parts: the first, an overview of the vulnerabilities to which migrants are subjected; the second, regarding the consequences on their educational rights. The adoption of emergency remote education without preparation of students or teachers, the lack of consideration of technological and social limitations, and the failure to observe the specificities of migrants and refugees adults can lead to new mechanisms of exclusion and the restriction of educational rights.

 

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Author Biographies

RITA DE CASSIA DA CRUZ SILVA, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Atualmente é doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), na área de concentração: Estado, Sociedade e Educação. Realiza pesquisa de estágio no exterior (Doutorado Sanduíche) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris/França. É Analista de Política Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de São Paulo, alocada na EMASP (Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo). Esteve alocada na Secretaria Municipal de Cultura e na extinta Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR). Foi editora de materiais didáticos para Educação de Jovens e Adultos na Organização Ação Educativa, bem como formadora de professores para utilização - em sala de aula - do material citado. Foi consultora de educação da UNESCO, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), dedicando-se à pesquisa técnica relacionada com as áreas de Educação e Monitoramento de Políticas Públicas de Educação em EJA. É mestre em Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (2012). Possui graduação em Letras (2006) e Licenciatura em Língua Portuguesa (2007) pela mesma universidade. Além do trabalho na área de gestão pública, tem ampla experiência na área editorial, tendo atuado mais de doze anos na produção de conteúdo e edição de livros didáticos e literários.

Maria Clara Di Pierro, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

Graduada em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1980), é Mestre (1995) e Doutora (1999) em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em 2011-2012 realizou estágio pós doutoral no Teachers College, Columbia University. Desde 2005 é professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando na Graduação e na Pós Graduação. Orienta Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado na Área de Concentração Estado, Sociedade e Educação. É membro do Grupo de Pesquisa Juventude e práticas educativas em Educação de Jovens e Adultos, atuando na Linha de Pesquisa Educação de Jovens e Adultos, principalmente nos seguintes temas: alfabetização e educação de jovens e adultos, políticas educacionais, educação do campo, educação popular. Mantém sua produção disponível no site www.mariaclaradipierro.com.br

Published

2022-07-05

How to Cite

DA CRUZ SILVA, R. D. C., & Di Pierro, M. C. (2022). OS IMPACTOS DA COVID-19 NOS DIREITOS EDUCATIVOS DE MIGRANTES E REFUGIADOS ADULTOS – NOTAS DE PESQUISA. Educação Em Revista, 38. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/34185

Issue

Section

Artigos