Affirmative actions and horizontal stratification: comparison between bonus and Quotas Law at the UFMG

Authors

  • Gustavo Bruno de Paula PPGSA/IFCS/UFRJ
  • Bréscia França Nonato FAE/UFMG
  • Cláudio Marques Martins Nogueira FAE/UFMG

Keywords:

higher education, affirmative action, educational inequalities, horizontal stratification

Abstract

In this article, we analyze the effects of two affirmative action policies adopted by the Federal University of Minas Gerais (UFMG): the bonus policy and the Quota Law. We compare the social inclusion produced by them by two angles: the access itself to UFMG and the distribution of the target groups among the institution’s programs, considering its internal horizontal hierarchy. We verify the changes in the student`s profile by focusing on three variables: race, school origin and family income. Based on descriptive statistics, it is concluded that the two policies had relevant effects on social inclusion. However, this occurred in different ways. The bonus policy was able to increase the access of students from public schools, blacks and with low-income, but mainly in the less selective programs. The Quota Law contributed more effectively to increasing the access of these students to the most selective programs of UFMG, reducing the horizontal inequalities. We observe, however, that remains expressive inequalities in the access to the universities programs still need to be addressed.

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Author Biographies

Gustavo Bruno de Paula, PPGSA/IFCS/UFRJ

Sociólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela UFMG com período de pesquisa na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - Argentina. Doutor em Educação pela UFMG com período de estudos na Universidade de Toronto - Canadá. Foi pesquisador Visitante do Laboratório de Dados, Equidade e Política no Setor Educacional no Instituto de Ontário para Estudos em Educação (DEPE Lab/OISE). Integrante do grupo de pesquisa Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES/UFMG). Membro da comissão editorial da Revista Docência no Ensino superior. Atua em pesquisas na área de sociologia da educação, desigualdades educacionais e acesso e evasão no ensino superior.

Bréscia França Nonato, FAE/UFMG

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFMG. Doutora (2018) e mestre (2012) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com graduação em Pedagogia (2009) pela mesma universidade. Integra as equipe do Programa Observatório da Juventude e do Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES). É editora associada da Revista Docência no Ensino Superior (qualis B1). Atuou como professora substituta no setor de Sociologia (2013) e no setor de Didática (2017) da Faculdade de Educação da UFMG. Trabalhou como coordenadora pedagógica e professora em cursos de formação de professores oferecidos pela UFMG em parceria com o MEC. Foi bolsista CAPES / REUNI atuando na equipe pedagógica e como professora no curso de "Formação em Docência do Ensino Superior" para discentes da pós-graduação e docentes da UFMG. Prestou assessoria técnico-pedagógica em Moodle aos professores e tutores do curso de Pedagogia da UAB-UFMG (2012-2017). Foi professora da RME/BH desde 2010 a 2019. De 2010 a 2018 trabalhou, na docência dos anos iniciais do ensino fundamental, na Escola Municipal Professor Paulo Freire (escola reconhecida e premiada por práticas de ensino transformadoras). Atuou como assessora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED/PBH) e Diretora do Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação da rede Municipal de Belo Horizonte. Pesquisa sobre sociologia do ensino superior, desigualdades educacionais, ações afirmativas, formação e condição docente, juventudes e escolarização.

Cláudio Marques Martins Nogueira, FAE/UFMG

Possui graduação em Ciências Sociais (1992) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Possui doutorado em Educação por essa mesma instituição (2004), com doutorado sanduíche com o professor Dr. Bernard Lahire, na Ècole Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines de Lyon. Realizou pós-doutorado (2012/2013) na FLACSO/Argentina, com a professora Guillermina Tiramonti, e no IESP-UERJ, com o professor Frederic Vandenberghe. É professor titular de Sociologia da Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. É pesquisador e membro da equipe de coordenação do Observatório Sociológico Família-escola, OSFE, da UFMG. Coordena o Grupo de Estudos sobre Educação Superior, GEES, também da UFMG. Atua principalmente com os seguintes temas: trajetórias escolares, relação família-escola, desigualdades no acesso e na permanência na educação superior, escolha dos estudos superiores, escolha da carreira docente, teoria sociológica, sociologia de Pierre bourdieu e Bernard Lahire.

Published

2023-08-03

How to Cite

Paula, G. B. de, Nonato, B. F., & Nogueira, C. M. M. (2023). Affirmative actions and horizontal stratification: comparison between bonus and Quotas Law at the UFMG. Educação Em Revista, 39(39). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37918

Issue

Section

Artigos