Acciones afirmativas y estratificación horizontal: comparación entre bonificación y la Ley de Cuotas en la UFMG

Autores/as

  • Gustavo Bruno de Paula PPGSA/IFCS/UFRJ
  • Bréscia França Nonato FAE/UFMG
  • Cláudio Marques Martins Nogueira FAE/UFMG

Palabras clave:

educación superior, acción afirmativa, desigualdades escolares, estratificación horizontal

Resumen

En este artículo analizamos los efectos de dos políticas de acción afirmativa adoptadas por la Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG): la política de bonificación y la Ley de Cuotas. Comparamos la inclusión social desde dos ángulos: el acceso en sí mismo a la UFMG y la distribución de estudiantes universitarios entre los grados de la institución, considerando su jerarquía horizontal interna. Verificamos los cambios en el perfil del estudiante, enfocándonos en tres variables: raza, origen escolar y renta familiar. Con base en estadísticas descriptivas, se concluye que las políticas tuvieron efectos relevantes en la inclusión social, pero de diferentes maneras. La política de bonificación aumentó la entrada de estudiantes de escuelas públicas, negros y con bajos ingresos, pero principalmente en cursos menos selectivos. La Ley de Cuotas ha contribuido de manera más efectiva a incrementar el acceso de estos estudiantes a cursos más selectivos, reduciendo las desigualdades horizontales. Sin embargo, observamos que persisten desigualdades significativas en el acceso a los cursos universitarios que aún deben ser enfrentadas.

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Biografía del autor/a

Gustavo Bruno de Paula, PPGSA/IFCS/UFRJ

Sociólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela UFMG com período de pesquisa na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - Argentina. Doutor em Educação pela UFMG com período de estudos na Universidade de Toronto - Canadá. Foi pesquisador Visitante do Laboratório de Dados, Equidade e Política no Setor Educacional no Instituto de Ontário para Estudos em Educação (DEPE Lab/OISE). Integrante do grupo de pesquisa Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES/UFMG). Membro da comissão editorial da Revista Docência no Ensino superior. Atua em pesquisas na área de sociologia da educação, desigualdades educacionais e acesso e evasão no ensino superior.

Bréscia França Nonato, FAE/UFMG

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFMG. Doutora (2018) e mestre (2012) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com graduação em Pedagogia (2009) pela mesma universidade. Integra as equipe do Programa Observatório da Juventude e do Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES). É editora associada da Revista Docência no Ensino Superior (qualis B1). Atuou como professora substituta no setor de Sociologia (2013) e no setor de Didática (2017) da Faculdade de Educação da UFMG. Trabalhou como coordenadora pedagógica e professora em cursos de formação de professores oferecidos pela UFMG em parceria com o MEC. Foi bolsista CAPES / REUNI atuando na equipe pedagógica e como professora no curso de "Formação em Docência do Ensino Superior" para discentes da pós-graduação e docentes da UFMG. Prestou assessoria técnico-pedagógica em Moodle aos professores e tutores do curso de Pedagogia da UAB-UFMG (2012-2017). Foi professora da RME/BH desde 2010 a 2019. De 2010 a 2018 trabalhou, na docência dos anos iniciais do ensino fundamental, na Escola Municipal Professor Paulo Freire (escola reconhecida e premiada por práticas de ensino transformadoras). Atuou como assessora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED/PBH) e Diretora do Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação da rede Municipal de Belo Horizonte. Pesquisa sobre sociologia do ensino superior, desigualdades educacionais, ações afirmativas, formação e condição docente, juventudes e escolarização.

Cláudio Marques Martins Nogueira, FAE/UFMG

Possui graduação em Ciências Sociais (1992) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Possui doutorado em Educação por essa mesma instituição (2004), com doutorado sanduíche com o professor Dr. Bernard Lahire, na Ècole Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines de Lyon. Realizou pós-doutorado (2012/2013) na FLACSO/Argentina, com a professora Guillermina Tiramonti, e no IESP-UERJ, com o professor Frederic Vandenberghe. É professor titular de Sociologia da Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. É pesquisador e membro da equipe de coordenação do Observatório Sociológico Família-escola, OSFE, da UFMG. Coordena o Grupo de Estudos sobre Educação Superior, GEES, também da UFMG. Atua principalmente com os seguintes temas: trajetórias escolares, relação família-escola, desigualdades no acesso e na permanência na educação superior, escolha dos estudos superiores, escolha da carreira docente, teoria sociológica, sociologia de Pierre bourdieu e Bernard Lahire.

Publicado

2023-08-03

Cómo citar

Paula, G. B. de, Nonato, B. F., & Nogueira, C. M. M. (2023). Acciones afirmativas y estratificación horizontal: comparación entre bonificación y la Ley de Cuotas en la UFMG. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37918

Número

Sección

Artigos