THE PHYSICAL EDUCATION TEACHER'S MANUALS IN THE NATIONAL TEXTBOOK PLAN

Authors

  • Renato Novaes Marinha do Brasil
  • Antonio Jorge Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Felipe Triani FAETEC
  • Silvio Telles Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Keywords:

School Physical Education, National Textbook Plan, Curriculum, Neoliberalism, Textbook, Public policies

Abstract

Physical Education was included in the National Textbook Plan (PNLD) in 2019, and the teacher's manual was the adopted book model. This article analyzes the insertion of Physical Education in this program and considers the course of textbooks in this curricular component and the alignment of teacher manuals with the neoliberal curriculum policies that have invaded the field of Brazilian education in the recent decades. First, we present the context of Physical Education textbooks in Brazil, from gymnastic guides, through textbooks, to PNLD manuals, a moment in which school Physical Education awakens new relevance in the publishing market. Then, we carried out an analysis of the collection of textbooks that had the highest number of copies sold in 2019 and 2020, named Corporal Practices, from Editora Moderna publishing company, revealing how it can be taken as one of the signs of ongoing curriculum neoliberal reforms. Finally, we alert to the emergence of a sense of school Physical Education shaped by the market and point out alternatives to teacher manuals in order to escape the current market logic.

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Author Biographies

Renato Novaes, Marinha do Brasil

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte na UERJ, possui Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRJ, Especialização em Treinamento Desportivo pela UFRJ e Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte pela UERJ. É professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Comando da Marinha no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) e no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN). Foi elaborador do material didático de Educação Física no Ensino Fundamental II da Fundação Cecierj/CEJA (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro). Foi professor e coordenador de Educação Física e Esportes na Escola Sesc de Ensino Médio e de Educação Física/Natação no Colégio MOPI/Itanhangá. É membro do grupo de pesquisa em Escola, Esporte e Cultura (GPEEsC) cadastrado junto ao CNPq. Tem experiência na área de Educação Física, com interesse nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Atividades Aquáticas e História do Esporte.

Antonio Jorge Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou estágio de Pós-doutorado Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Departamento de Fundamentos da Educação (2018-2019) e na Universidade do Porto-FADE-UP (2007-2008). É professor permanente do Programa de Pós-graduarão em Educação-UFRJ, na linha de Pesquisa de Políticas Públicas e Instituições Educacionais, e professor colaborador do Programa em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo, na linha Estudos Pedagógicos e Socioculturais da Educação Física. Atuou como líder (2008-2020) do Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo-CNPq (LABEC), é membro-pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Educação e Sociedade Contemporânea- UFSC, do Núcleo de Estudos sobre a Educação dos Sentidos e das Sensibilidades ? NUPES, da FAE/UFMG e do PROTEORIA-UFES. Foi membro titular do Comitê Científico do GT 14 - Sociologia da Educação da ANPED ( 2013-15; 2015-2017; 2020-atual). Foi membro do Conselho Superior de Pós-graduação da UFRJ- CEPG (Conselho de Graduados 2011-2014), Coordenador Institucional PIBIC-UFRJ (2014-2015). Foi editor da Revista Contemporânea de Educação (RCE-UFRJ) e editor de seção do Journal Physical Education. Atua Consultor Ad-Hoc na Área de Educação-CAPES (2015-atual). Foi coordenador do PRINT do PPGE-UFRJ (2018-2020). Bolsista Produtividade PQ-Cnpq desde 2005-atual e Cientista do Nosso Estado com financiamento (2012-2015; 2015-2018; 2019-atual). Orientou e orienta trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, especialização, dissertações de mestrado. teses de doutorado e estágio de pós-doutorado. É autor de artigos científicos, livros, capítulos de livros e artigos de divulgação científica vinculados aos temas da escolarização, da escola de tempo integral, da educação do corpo, da educação física escolar e das políticas públicas da educação e do esporte. Atualmente seu projeto de pesquisa trata dos debates públicos e educacionais que envolvem os temas étnicos-raciais, racismo e antirracismo, políticas identitárias e modalidades de educação diferenciada.

Felipe Triani, FAETEC

É Licenciado em Educação Física pela Universidade do Grande Rio (2012), Bacharel em Educação Física pela Universidade do Grande Rio (2013), Especialista em Psicologia do Esporte pelo Centro Universitário Internacional (2017) e em Atletismo pela Faculdade Unyleya (2021), Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio (2015) e Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021). É Pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES na UFCG e do Grupo de Pesquisa em Escola, Esporte e Cultura - GPEEsC na UERJ. No Ensino Superior atua como docente do curso de Educação Física no Centro Universitário Gama e Souza e na Universidade Estácio de Sá, sendo bolsista do Programa Pesquisa Produtividade da UNESA. Na Educação Básica é professor de Educação Física na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio. Atua ainda como professor conteudista, tendo produzido material didático para UNIGRANRIO, UNIVERSO e YDUQS. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Representações Sociais, Formação de Professores, Atletismo, Esportes de Aventura e Educação Física Escolar. 

Silvio Telles, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho e Pós-Doutorado pela Universidade de Évora (Portugal) no Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e adjunto IV da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde atua respectivamente no Programa de Pós-Graduação em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte, orientando nos cursos de mestrado e doutorado. Também exerce a função de técnico de polo aquático do Fluminense Football Club e de docente na UNESA no curso de Educação Física. É líder do Grupo de pesquisa em Escola , Esporte e Cultura (GPEEsC) cadastrado junto ao CNPq .Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: natação, polo aquático ,história do esporte e da educação física, educação física escolar, envelhecimento, gestão do esporte e políticas públicas.

Published

2023-09-22

How to Cite

Novaes, R., Soares, A. J., Triani, F., & Telles, S. (2023). THE PHYSICAL EDUCATION TEACHER’S MANUALS IN THE NATIONAL TEXTBOOK PLAN. Educação Em Revista, 39(39). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38185

Issue

Section

Artigos