METAPESQUISA: A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO

Authors

  • Naira Muylaert PUC-Rio
  • Ana Cristina Prado Oliveira
  • Paula Araujo da Costa

Keywords:

Implementation of public policies, Meta-research, Education, Political Science, Knowledge production

Abstract

This paper aims to analyze the theoretical references and analytical concepts (called descriptors) mobilized by studies on the implementation of public policies in the field of Education. The study is based on the hypothesis that the academic production on the topic of implementation in the field of Education is scarce. To test this hypothesis, we conducted a meta-research from the definition of some descriptors and reference theorists from the field of Political Science, for the survey of the academic production - theses, dissertations and articles - in the field of Education in the years 2018 and 2019. In total, we identified 10 articles and 25 theses and dissertations that mobilize concepts and references on the theme of implementation being that among the theses and dissertations there is a higher concentration of studies on implementing agents and, among the articles, a higher concentration of studies on governance structures. From the results, we consider that there is an approach "under construction" to the specific literature of the field of Political Science, on implementation, by researchers in the educational area. Moreover, as in other studies involving bibliographic surveys, we recognize that the results found are limited to the selection criteria and referential categorization defined by the authors and that, although they may not express a generalization of the trends of academic production on implementation of educational policies, their results shed light to a field still little explored.

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Author Biographies

Naira Muylaert, PUC-Rio

Professora Assistente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É Doutora (2016) e mestra (2012) em Educação pela PUC-Rio. Realizou, em 2014, o Programa de Doutorado Sanduíche na L?Universté de Génève, com o professor Marcel Crahay. Em 2019, concluiu o Pós-Doutaramento (PDJ, CNPq, 2019) na PUC-Rio. Graduou-se em, em 2007, no curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Desde 2010 é pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd), na PUC-Rio e, desde 2019, atua como vice-coordenadora deste grupo. Participa, desde 2014 da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), sendo atual membro da Equipe de Coordenação. É membro das associações de pesquisa: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Sua pesquisa na área educacional envolve os seguintes temas: políticas públicas em educação, justiça na educação, desigualdades educacionais, metodologias quantitativas de pesquisa.

Ana Cristina Prado Oliveira

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É Doutora em Educação pela PUC-Rio (2015) - sua tese recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese Edição 2016 - onde também concluiu um Pós-Doutaramento (PDJ, CNPq, 2016). É Mestre em Educação pela mesma instituição (2012). Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e possui Especialização em Teoria e Prática Piagetiana pela Unicamp (2001). Atuou profissionalmente na Educação Básica por 17 anos, como professora, coordenadora pedagógica e tutora em cursos de Formação Continuada para professores. Atualmente é pesquisadora e vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento da Educação (POGEFE), na UNIRIO e vice-coordenadora do grupo de pesquisa interinstitucional Gestão e Qualidade da Educação (GESQ/PUC-Rio), além de membro de grupos de pesquisa internacionais (ISLDN e ISSPP). Participa, desde 2015 da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), tendo sido membro da Equipe de Coordenação (2018 a 2021). É membro das associações de pesquisa: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). É Membro do corpo editorial da Journal of School Leadership (USA). Sua pesquisa na área educacional envolve os seguintes temas: gestão escolar, liderança, clima escolar, avaliação, políticas públicas, tendo publicações nesta área.

Paula Araujo da Costa

Pedagoga, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e integrante do Laboratório de Avaliação da Educação (LAED). Ex- participante do Grupo de Pesquisa em Educação e Desigualdades Sociais (GPEDS) entre 2017-2018, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e ex-participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (2015-2016).

Published

2023-03-20

How to Cite

Muylaert, N., Prado Oliveira, A. C., & Araujo da Costa, P. (2023). METAPESQUISA: A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. Educação Em Revista, 39(39). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38352

Issue

Section

Artigos