METAPESQUISA: A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Implementação de políticas públicas, Metapesquisa, Educação, Ciência Política, Produção de conhecimentoResumo
O trabalho tem como objetivo fazer uma análise dos referenciais teóricos e conceitos analíticos (denominados de descritores) mobilizados pelos estudos sobre implementação de políticas públicas no campo da Educação. O estudo parte da hipótese de que a produção acadêmica sobre o tema da implementação, no campo da Educação, é escassa. Para testar esta hipótese, realizamos uma metapesquisa a partir da definição de alguns descritores e teóricos de referências do campo da Ciência Política, para o levantamento da produção acadêmica – teses, dissertações e artigos – no campo da Educação nos anos de 2018 e 2019. No total, identificamos 10 artigos e 25 teses e dissertações que mobilizam conceitos e referenciais sobre o tema da implementação sendo que entre as teses e dissertações há uma maior concentração de estudos sobre os agentes implementadores e, dentre os artigos, uma maior concentração de estudos sobre estruturas de governança. A partir dos resultados, consideramos que há uma aproximação “em construção” à literatura específica do campo da Ciência Política, sobre implementação, pelos pesquisadores da área educacional. Ademais, como em outros estudos que envolvem levantamentos bibliográficos, reconhecemos que os resultados encontrados se limitam aos critérios de seleção e referencial de categorização definidos pelas autoras e que, ainda que possam não expressar uma generalização das tendências da produção acadêmica sobre implementação de políticas educacionais, seus resultados lançam luz para um campo ainda pouco explorado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.