METAPESQUISA: A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Naira Muylaert PUC-Rio
  • Ana Cristina Oliveira
  • Paula Costa

Palavras-chave:

Implementação de políticas públicas, Metapesquisa, Educação, Ciência Política, Produção de conhecimento

Resumo

O trabalho tem como objetivo fazer uma análise dos referenciais teóricos e conceitos analíticos (denominados de descritores) mobilizados pelos estudos sobre implementação de políticas públicas no campo da Educação. O estudo parte da hipótese de que a produção acadêmica sobre o tema da implementação, no campo da Educação, é escassa. Para testar esta hipótese, realizamos uma metapesquisa a partir da definição de alguns descritores e teóricos de referências do campo da Ciência Política, para o levantamento da produção acadêmica – teses, dissertações e artigos – no campo da Educação nos anos de 2018 e 2019. No total, identificamos 10 artigos e 25 teses e dissertações que mobilizam conceitos e referenciais sobre o tema da implementação sendo que entre as teses e dissertações há uma maior concentração de estudos sobre os agentes implementadores e, dentre os artigos, uma maior concentração de estudos sobre estruturas de governança. A partir dos resultados, consideramos que há uma aproximação “em construção” à literatura específica do campo da Ciência Política, sobre implementação, pelos pesquisadores da área educacional. Ademais, como em outros estudos que envolvem levantamentos bibliográficos, reconhecemos que os resultados encontrados se limitam aos critérios de seleção e referencial de categorização definidos pelas autoras e que, ainda que possam não expressar uma generalização das tendências da produção acadêmica sobre implementação de políticas educacionais, seus resultados lançam luz para um campo ainda pouco explorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naira Muylaert, PUC-Rio

Professora Assistente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É Doutora (2016) e mestra (2012) em Educação pela PUC-Rio. Realizou, em 2014, o Programa de Doutorado Sanduíche na L?Universté de Génève, com o professor Marcel Crahay. Em 2019, concluiu o Pós-Doutaramento (PDJ, CNPq, 2019) na PUC-Rio. Graduou-se em, em 2007, no curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Desde 2010 é pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd), na PUC-Rio e, desde 2019, atua como vice-coordenadora deste grupo. Participa, desde 2014 da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), sendo atual membro da Equipe de Coordenação. É membro das associações de pesquisa: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Sua pesquisa na área educacional envolve os seguintes temas: políticas públicas em educação, justiça na educação, desigualdades educacionais, metodologias quantitativas de pesquisa.

Ana Cristina Oliveira

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É Doutora em Educação pela PUC-Rio (2015) - sua tese recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese Edição 2016 - onde também concluiu um Pós-Doutaramento (PDJ, CNPq, 2016). É Mestre em Educação pela mesma instituição (2012). Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e possui Especialização em Teoria e Prática Piagetiana pela Unicamp (2001). Atuou profissionalmente na Educação Básica por 17 anos, como professora, coordenadora pedagógica e tutora em cursos de Formação Continuada para professores. Atualmente é pesquisadora e vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento da Educação (POGEFE), na UNIRIO e vice-coordenadora do grupo de pesquisa interinstitucional Gestão e Qualidade da Educação (GESQ/PUC-Rio), além de membro de grupos de pesquisa internacionais (ISLDN e ISSPP). Participa, desde 2015 da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), tendo sido membro da Equipe de Coordenação (2018 a 2021). É membro das associações de pesquisa: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). É Membro do corpo editorial da Journal of School Leadership (USA). Sua pesquisa na área educacional envolve os seguintes temas: gestão escolar, liderança, clima escolar, avaliação, políticas públicas, tendo publicações nesta área.

Paula Costa

Pedagoga, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e integrante do Laboratório de Avaliação da Educação (LAED). Ex- participante do Grupo de Pesquisa em Educação e Desigualdades Sociais (GPEDS) entre 2017-2018, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e ex-participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (2015-2016).

Publicado

2023-03-20

Como Citar

Muylaert, N., Prado Oliveira, A. C., & Araujo da Costa, P. (2023). METAPESQUISA: A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38352

Edição

Seção

Artigos