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Authors

Keywords:

Pedagogia universitária, Inovação, Prática pedagógica

Abstract

Thinking about the university in emerging contexts requires considering that, if the university of yore was wrong to give excessive emphasis to the past, today's is driven by the inexorable present and the unpredictable future, forcing it to review its conceptions and pedagogical practices in university class. This scenario has been inducer of movements that analyze and question the traditional paradigm of teaching and learning and that look for new references that respond to the condition of complexity. The scope of the study presented here focused to analyze three reports of practices performed and presented by participants of the XI Seminário Internacional de Educação Superior (XI SIES) of Rede Sulriograndense de Investigadores da Educação Superior (RIES) held in 2018 at the Universidade Federal de Pelotas. All works were analyzed in order to identify evidence of innovative practices in the university class. We chose to describe the analysis of the works that presented, with greater prominence, two dimensions of innovation, they are: Rupture with the traditional way of teaching and learning and Reorganization of the theory/practice relationship. The results announce the movement of innovative actions that break up with the traditional way of teaching and learning and reorganize the relationship theory and practice, including elements from the daily lives of students and the world of life and work. The challenges are many, but the study showed the interest and protagonism of teachers and students in the direction of a more significant and emancipatory pedagogical practice.

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Author Biographies

Lui Nörnberg

Possui graduação em Pedagogia, Licenciatura Plena em Orientação
Educacional pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Ji Paraná RO
(2001), Mestrado (2003) e Doutorado (2008) em Educação pela Universidade
do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de
Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Universidade
Federal de Pelotas. Chefe da Seção de Políticas Institucionais para EaD do
NUPED (Núcleo de Políticas de EaD). Conselheiro do CONSUN (Conselho
Universitário da UFPEL) representando a categoria Professores Adjuntos. ViceRepresentante da Região Sul na ANDIPE (Associação Nacional de Didáticas e
Práticas de Ensino); Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de
Ciências e Matemática - Mestrado Profissional - Linhas de Pesquisa: Formação
de Professores de Ciências e Matemática e Estratégias Metodológicas e
Recursos Educacionais para o Ensino de Ciências e Matemática. Atua e
desenvolve estudos nas seguintes áreas de Formação de Professores e
Práticas de Ensino, Educação a Distância, Pedagogia Universitária, Pedagogia
Hospitalar, ministrando conferências, palestras nas respectivas áreas. Integra
os seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa: Ensino
Superior e Contextos Emergentes: estudos sobre práticas pedagógicas
universitárias com ênfase em experiências específicas de práticas pedagógicas
inovadoras em sala de aula universitária; Grupo de Pesquisa: O ensino da
Didática em cursos de graduação em universidades públicas de forma remota:
a visão dos alunos. Atua e desenvolve estudos nas seguintes áreas de
Formação de Professores e Práticas de Ensino, Educação a Distância,
Pedagogia Universitária, Pedagogia Hospitalar, ministrando conferências,
palestras nas respectivas áreas. Integra os seguintes grupos de pesquisa:
Grupo de Estudo e Pesquisa: Ensino Superior e Contextos Emergentes:
estudos sobre práticas pedagógicas universitárias com ênfase em experiências
específicas de práticas pedagógicas inovadoras em sala de aula
universitária; Grupo de Pesquisa: O ensino da Didática em cursos de
graduação em universidades públicas de forma remota: a visão dos
alunos. Atua e desenvolve estudos nas seguintes áreas de Formação de
Professores e Práticas de Ensino, Educação a Distância, Pedagogia
Universitária, Pedagogia Hospitalar, ministrando conferências, palestras nas
respectivas áreas. Integra os seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudo e
Pesquisa: Ensino Superior e Contextos Emergentes: estudos sobre práticas
pedagógicas universitárias com ênfase em experiências específicas de práticas
pedagógicas inovadoras em sala de aula universitária; Grupo de Pesquisa: O
ensino da Didática em cursos de graduação em universidades públicas de
forma remota: a visão dos alunos. Ensino Superior e Contextos Emergentes:
estudos sobre práticas pedagógicas universitárias com ênfase em experiências
específicas de práticas pedagógicas inovadoras em sala de aula
universitária; Grupo de Pesquisa: O ensino da Didática em cursos de
graduação em universidades públicas de forma remota: a visão dos
alunos. Ensino Superior e Contextos Emergentes: estudos sobre práticas
pedagógicas universitárias com ênfase em experiências específicas de práticas
pedagógicas inovadoras em sala de aula universitária; 

Maria Janine Dalpiaz Reschke, Faculdades Integradas de Taquara

Possui graduação em Ciências Sociais (1987) e graduação (1985) pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, especialização em
Educação Popular pela UNISINOS (1987), mestrado em Sociologia pela
Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Educação pela Universidade
do Vale do Rio dos Sinos (2014). É membro do grupo de pesquisa GIPedU
vinculado à Universidade Federal de Pelotas. Também participa dos seguintes
grupos de pesquisa: GPDIGES vinculado à UNISINOS e recentemente está
vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária, da
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi Professora da
Universidade Luterana do Brasil - Campus Gravataí, nos cursos de Licenciatura
(2003-2019) e Bacharelado s Cursos de Licenciatura em Educação Física. Foi
coordenadora de pesquisa e extensão (2010-2019). Coordenou o subprojeto
Pedagogia no PIBID da Universidade Luterana do Brasil Gravataí (2014-2018)
e o projeto de extensão da brinquedoteca - Aprender Brincando, na mesma
unidade (2007-2019). Desenvolve investigação na área da Pedagogia
Universitária desde 2007, principalmente nos seguintes temas: Formação
Docente, Didáctica, Inovações Pedagógicas, Internacionalização e Pedagogia
Universitária. Atualmente fazendo estágio de pós-doutorado no PPGEDu -
UFPEL-RS. Desenvolve investigação na área da Pedagogia Universitária
desde 2007, principalmente nos seguintes temas: Formação Docente,
Didáctica, Inovações Pedagógicas, Internacionalização e Pedagogia
Universitária. Atualmente fazendo estágio de pós-doutorado no PPGEDu -
UFPEL-RS. Desenvolve investigação na área da Pedagogia Universitária
desde 2007, principalmente nos seguintes temas: Formação Docente,
Didáctica, Inovações Pedagógicas, Internacionalização e Pedagogia
Universitária. Atualmente fazendo estágio de pós-doutorado no PPGEDu -
UFPEL-RS.

Juliana Bittencourt Garcia, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pelo Centro
Universitário Metodista do IPA (2012). Mestrado Acadêmico em Botânica -
Anatomia Vegetal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(2016). Atualmente cursa doutorado em Educação na Universidade Federal de
Pelotas, atuando principalmente em pesquisas sobre Formação de
Professores, Pedagogia Universitária, Inovações Pedagógicas na Sala de Aula
Universitária. Integra o projeto de pesquisa Educação Superior e Contextos
Emergentes: estudos sobre práticas pedagógicas universitárias; e o projeto de
pesquisa e extensão Conhecimento sobre Alimentação Saudável e Adequação
às Recomendações Alimentares e Nutricionais Brasileiras: indissociabilidade
entre pesquisa epidemiológica, ensino e extensão na atenção nutricional no
SUS, organizando atividades na perspectiva metodológica da pesquisa-ação.

Published

2023-06-21

How to Cite

Nörnberg, L., Dalpiaz Reschke, M. J., & Bittencourt Garcia, J. (2023). Português (Brasil). Educação Em Revista, 39(39). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38758

Issue

Section

Artigos