IMPACTOS DOS CONTEXTOS EMERGENTES NA AULA UNIVERSITÁRIA: TENSÕES E PERSPECTIVAS

Autores/as

Palabras clave:

Pedagogia universitária, Inovação, Prática pedagógica

Resumen

Pensar la universidad en contextos emergentes exige considerar que, si la universidad del pasado se equivocó al poner excesivo énfasis en el pasado, la universidad de hoy se ve impulsada por el inexorable presente y el imprevisible futuro, lo que la obliga a revisar sus concepciones y prácticas pedagógicas en la clase universitaria. Este panorama ha inducido movimientos que analizan, cuestionan el paradigma tradicional de la enseñanza y el aprendizaje y buscan nuevos referentes que respondan a la condición de complejidad. El corte del estudio que aquí presentamos, se detuvo a analizar tres informes de prácticas protagonizadas y presentadas por los participantes del XI Seminario Internacional de Educación Superior de la Red Sulriograndense de Investigadores en Educación Superior, celebrado en 2018 en la Universidad Federal de Pelotas. Se analizaron todos los trabajos con el objetivo de identificar evidencias de prácticas innovadoras en el aula universitaria. Optamos por describir el análisis de los trabajos que presentaban, con mayor protagonismo, dos dimensiones de la innovación, que son: Ruptura con la forma tradicional de enseñar/aprender y Reorganización de la relación teoría/práctica. Los resultados muestran el movimiento de acciones innovadoras que rompen con la forma tradicional de enseñar/aprender y reorganizan la relación entre la teoría y la práctica, incluyendo elementos de la vida cotidiana de los estudiantes y del mundo de la vida y el trabajo. Los retos son muchos, pero el estudio ha puesto de manifiesto el interés y el protagonismo de maestros y alumnos hacia una práctica pedagógica más significativa y emancipadora.

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Biografía del autor/a

Lui Nörnberg

Possui graduação em Pedagogia, Licenciatura Plena em Orientação
Educacional pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Ji Paraná RO
(2001), Mestrado (2003) e Doutorado (2008) em Educação pela Universidade
do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de
Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Universidade
Federal de Pelotas. Chefe da Seção de Políticas Institucionais para EaD do
NUPED (Núcleo de Políticas de EaD). Conselheiro do CONSUN (Conselho
Universitário da UFPEL) representando a categoria Professores Adjuntos. ViceRepresentante da Região Sul na ANDIPE (Associação Nacional de Didáticas e
Práticas de Ensino); Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de
Ciências e Matemática - Mestrado Profissional - Linhas de Pesquisa: Formação
de Professores de Ciências e Matemática e Estratégias Metodológicas e
Recursos Educacionais para o Ensino de Ciências e Matemática. Atua e
desenvolve estudos nas seguintes áreas de Formação de Professores e
Práticas de Ensino, Educação a Distância, Pedagogia Universitária, Pedagogia
Hospitalar, ministrando conferências, palestras nas respectivas áreas. Integra
os seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa: Ensino
Superior e Contextos Emergentes: estudos sobre práticas pedagógicas
universitárias com ênfase em experiências específicas de práticas pedagógicas
inovadoras em sala de aula universitária; Grupo de Pesquisa: O ensino da
Didática em cursos de graduação em universidades públicas de forma remota:
a visão dos alunos. Atua e desenvolve estudos nas seguintes áreas de
Formação de Professores e Práticas de Ensino, Educação a Distância,
Pedagogia Universitária, Pedagogia Hospitalar, ministrando conferências,
palestras nas respectivas áreas. Integra os seguintes grupos de pesquisa:
Grupo de Estudo e Pesquisa: Ensino Superior e Contextos Emergentes:
estudos sobre práticas pedagógicas universitárias com ênfase em experiências
específicas de práticas pedagógicas inovadoras em sala de aula
universitária; Grupo de Pesquisa: O ensino da Didática em cursos de
graduação em universidades públicas de forma remota: a visão dos
alunos. Atua e desenvolve estudos nas seguintes áreas de Formação de
Professores e Práticas de Ensino, Educação a Distância, Pedagogia
Universitária, Pedagogia Hospitalar, ministrando conferências, palestras nas
respectivas áreas. Integra os seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudo e
Pesquisa: Ensino Superior e Contextos Emergentes: estudos sobre práticas
pedagógicas universitárias com ênfase em experiências específicas de práticas
pedagógicas inovadoras em sala de aula universitária; Grupo de Pesquisa: O
ensino da Didática em cursos de graduação em universidades públicas de
forma remota: a visão dos alunos. Ensino Superior e Contextos Emergentes:
estudos sobre práticas pedagógicas universitárias com ênfase em experiências
específicas de práticas pedagógicas inovadoras em sala de aula
universitária; Grupo de Pesquisa: O ensino da Didática em cursos de
graduação em universidades públicas de forma remota: a visão dos
alunos. Ensino Superior e Contextos Emergentes: estudos sobre práticas
pedagógicas universitárias com ênfase em experiências específicas de práticas
pedagógicas inovadoras em sala de aula universitária; 

Maria Janine Dalpiaz Reschke, Faculdades Integradas de Taquara

Possui graduação em Ciências Sociais (1987) e graduação (1985) pela
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, especialização em
Educação Popular pela UNISINOS (1987), mestrado em Sociologia pela
Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Educação pela Universidade
do Vale do Rio dos Sinos (2014). É membro do grupo de pesquisa GIPedU
vinculado à Universidade Federal de Pelotas. Também participa dos seguintes
grupos de pesquisa: GPDIGES vinculado à UNISINOS e recentemente está
vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária, da
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi Professora da
Universidade Luterana do Brasil - Campus Gravataí, nos cursos de Licenciatura
(2003-2019) e Bacharelado s Cursos de Licenciatura em Educação Física. Foi
coordenadora de pesquisa e extensão (2010-2019). Coordenou o subprojeto
Pedagogia no PIBID da Universidade Luterana do Brasil Gravataí (2014-2018)
e o projeto de extensão da brinquedoteca - Aprender Brincando, na mesma
unidade (2007-2019). Desenvolve investigação na área da Pedagogia
Universitária desde 2007, principalmente nos seguintes temas: Formação
Docente, Didáctica, Inovações Pedagógicas, Internacionalização e Pedagogia
Universitária. Atualmente fazendo estágio de pós-doutorado no PPGEDu -
UFPEL-RS. Desenvolve investigação na área da Pedagogia Universitária
desde 2007, principalmente nos seguintes temas: Formação Docente,
Didáctica, Inovações Pedagógicas, Internacionalização e Pedagogia
Universitária. Atualmente fazendo estágio de pós-doutorado no PPGEDu -
UFPEL-RS. Desenvolve investigação na área da Pedagogia Universitária
desde 2007, principalmente nos seguintes temas: Formação Docente,
Didáctica, Inovações Pedagógicas, Internacionalização e Pedagogia
Universitária. Atualmente fazendo estágio de pós-doutorado no PPGEDu -
UFPEL-RS.

Juliana Bittencourt Garcia, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pelo Centro
Universitário Metodista do IPA (2012). Mestrado Acadêmico em Botânica -
Anatomia Vegetal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(2016). Atualmente cursa doutorado em Educação na Universidade Federal de
Pelotas, atuando principalmente em pesquisas sobre Formação de
Professores, Pedagogia Universitária, Inovações Pedagógicas na Sala de Aula
Universitária. Integra o projeto de pesquisa Educação Superior e Contextos
Emergentes: estudos sobre práticas pedagógicas universitárias; e o projeto de
pesquisa e extensão Conhecimento sobre Alimentação Saudável e Adequação
às Recomendações Alimentares e Nutricionais Brasileiras: indissociabilidade
entre pesquisa epidemiológica, ensino e extensão na atenção nutricional no
SUS, organizando atividades na perspectiva metodológica da pesquisa-ação.

Publicado

2023-06-21

Cómo citar

Nörnberg, L., Dalpiaz Reschke, M. J., & Bittencourt Garcia, J. (2023). IMPACTOS DOS CONTEXTOS EMERGENTES NA AULA UNIVERSITÁRIA: TENSÕES E PERSPECTIVAS. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38758

Número

Sección

Artigos