STUDENT PERMANENCE IN DISTANCE PEDAGOGY COURSES: A STUDY FROM THE OPEN UNIVERSITY OF BRAZIL

Authors

  • Felipe Sereno Soso Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-5065-3673
  • Adriana Justin Cerveira Kampff Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Karen Graziela Weber Machado Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Keywords:

Student permanence, Pedagogy, Distance education, Open University of Brazil

Abstract

The Distance Education (DE) is growing rapidly in Brazil, and now comprises more than a third of all enrollments in undergraduate courses (BRASIL, 2022a). However, the high dropout rates put pressure on Higher Education Institutions (HEI) to define strategies to promote the permanence of their students until graduation. In this sense, this research was structured from the need to look at the management of institutions and evaluate how they are committed to the permanence of students in the modality. This research aims to identify and analyze how the Higher Education Institutions linked to the Open University of Brazil (UAB) promote the permanence of students in Pedagogy (teacher training) courses. For this, eight semi-structured interviews were conducted with coordinators of six different HEIs, and analysis of institutional documents. The understanding of the managers’ statements and the document analysis emphasized that the institutions have different levels of commitment to the institutionalization of the modality, which reflects directly on their performance to mitigate the dropout of students. Based on the identification of weaknesses in the courses, as well as good practices referred to in the literature, guidelines were presented that aim to promote the permanence of students in the contexts investigated.

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Author Biographies

Felipe Sereno Soso, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui Mestrado em Educação pela PUCRS, Licenciatura em Física pela
UPF. Atualmente é graduando em Engenharia de Software (bacharelado) pela Ampli
Educacional. Tem experiência nas áreas de Ensino de Física, Educação e
Desenvolvimento de Software, atuando principalmente nos seguintes temas:
tecnologias educacionais digitais, permanência discente na educação a distância e
desenvolvimento de softwares educacionais.

Adriana Justin Cerveira Kampff, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), Mestrado em Ciência da Computação também pela UFRGS (1999) e Graduação em Informática - Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995). É Professora Adjunta da PUCRS, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Exerce atualmente o cargo de Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada. Atuou como Diretora de Graduação, de 2018 a 2020, e como Diretora de Relacionamento Comunitário, em 2017. Foi Professora Assistente II da Unisinos, colaborando no Mestrado Profissional em Gestão Educacional, de 2013 a 2017, além de Coordenadora Pedagógica do Núcleo de EAD, de 2015 a 2017. Foi Professora Adjunta da Universidade Luterana do Brasil, de 1996 a 2018, lecionando em cursos das áreas de Computação e Licenciaturas, bem como foi Coordenadora de equipes de professores e tutores em práticas de Educação a Distância, entre 2007 e 2010. Colaborou com outras Instituições de Ensino Superior, em cursos de especialização e formação docente. Trabalhou no Colégio Marista Rosário de 1997 a 2017, atuando na área de Tecnologias Educacionais e como Vice-Diretora Educacional. Tem experiência nas áreas de Educação e de Computação, com ênfases em Tecnologia Educacional e em Gestão Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais digitais, ensino a distância, formação de professores, gestão educacional, gestão da permanência e mineração de dados.

Karen Graziela Weber Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduada em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil/RS e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Pós-graduada - Especializada em: Pedagogias do Corpo e da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mídias na Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Informática Instrumental para Professores de Educação Básica (UFRGS), Mestra em Educação do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Foi membra da Equipe Editorial do Boletim Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Tem experiência na área da Educação Física Escolar. Atualmente, é bolsista CAPES de Doutorado, avaliadora de estudos submetidos para o periódico Educação Por Escrito, membra do Grupo de Pesquisa ARGOS - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Digital e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência estudantil (GeTIPE).

Published

2024-02-16

How to Cite

Soso, F. S., Justin Cerveira Kampff, A., & Weber Machado, K. G. (2024). STUDENT PERMANENCE IN DISTANCE PEDAGOGY COURSES: A STUDY FROM THE OPEN UNIVERSITY OF BRAZIL. Educação Em Revista, 40(40). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38961

Issue

Section

Artigos