PERMANENCIA ESTUDIANTIL EN CURSOS DE PEDAGOGÍA A DISTANCIA: UN ESTUDIO DE LA UNIVERSIDAD ABIERTA DE BRASIL

Autores/as

  • Felipe Sereno Soso Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-5065-3673
  • Adriana Justin Cerveira Kampff Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Karen Graziela Weber Machado Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Permanencia estudiantil, Pedagogía, Educación a distancia, Universidad Abierta de Brasil

Resumen

La Educación a Distancia (EaD) está creciendo rápidamente en Brasil, mientras que hoy comprende más de un tercio de todas las matrículas en cursos de graduación (BRASIL, 2022a). Sin embargo, las altas tasas de deserción presionan a las Instituciones de Educación Superior (IES) a definir estrategias para promover la permanencia de sus estudiantes hasta la graduación. En ese sentido, esta investigación se estructuró a partir de la necesidad de mirar la gestión de las instituciones y evaluar cómo se comprometen con la permanencia de los estudiantes en la modalidad. Con esta investigación, el objetivo es identificar y analizar cómo las Instituciones de Educación Superior, vinculadas al sistema de la Universidad Abierta de Brasil (UAB), promueven la permanencia de los estudiantes en los cursos de Pedagogía a distancia. Para ello se realizaron ocho entrevistas semiestructuradas a coordinadores de seis IES diferentes, además del análisis de documentos institucionales. La comprensión de los discursos de los directivos y el análisis documental destacaron que las instituciones tienen diferentes niveles de compromiso con la institucionalización de la modalidad a distancia, lo que se refleja directamente en sus acciones para mitigar la deserción de los estudiantes. A partir de la identificación de debilidades en los cursos, así como de buenas prácticas reportadas en la literatura, fueron presentadas orientaciones que tienen como objetivo promover la permanencia de los estudiantes en los contextos investigados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felipe Sereno Soso, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui Mestrado em Educação pela PUCRS, Licenciatura em Física pela
UPF. Atualmente é graduando em Engenharia de Software (bacharelado) pela Ampli
Educacional. Tem experiência nas áreas de Ensino de Física, Educação e
Desenvolvimento de Software, atuando principalmente nos seguintes temas:
tecnologias educacionais digitais, permanência discente na educação a distância e
desenvolvimento de softwares educacionais.

Adriana Justin Cerveira Kampff, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), Mestrado em Ciência da Computação também pela UFRGS (1999) e Graduação em Informática - Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995). É Professora Adjunta da PUCRS, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Exerce atualmente o cargo de Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada. Atuou como Diretora de Graduação, de 2018 a 2020, e como Diretora de Relacionamento Comunitário, em 2017. Foi Professora Assistente II da Unisinos, colaborando no Mestrado Profissional em Gestão Educacional, de 2013 a 2017, além de Coordenadora Pedagógica do Núcleo de EAD, de 2015 a 2017. Foi Professora Adjunta da Universidade Luterana do Brasil, de 1996 a 2018, lecionando em cursos das áreas de Computação e Licenciaturas, bem como foi Coordenadora de equipes de professores e tutores em práticas de Educação a Distância, entre 2007 e 2010. Colaborou com outras Instituições de Ensino Superior, em cursos de especialização e formação docente. Trabalhou no Colégio Marista Rosário de 1997 a 2017, atuando na área de Tecnologias Educacionais e como Vice-Diretora Educacional. Tem experiência nas áreas de Educação e de Computação, com ênfases em Tecnologia Educacional e em Gestão Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais digitais, ensino a distância, formação de professores, gestão educacional, gestão da permanência e mineração de dados.

Karen Graziela Weber Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduada em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil/RS e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Pós-graduada - Especializada em: Pedagogias do Corpo e da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mídias na Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Informática Instrumental para Professores de Educação Básica (UFRGS), Mestra em Educação do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Foi membra da Equipe Editorial do Boletim Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Tem experiência na área da Educação Física Escolar. Atualmente, é bolsista CAPES de Doutorado, avaliadora de estudos submetidos para o periódico Educação Por Escrito, membra do Grupo de Pesquisa ARGOS - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Digital e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência estudantil (GeTIPE).

Publicado

2024-02-16

Cómo citar

Soso, F. S., Justin Cerveira Kampff, A., & Weber Machado, K. G. (2024). PERMANENCIA ESTUDIANTIL EN CURSOS DE PEDAGOGÍA A DISTANCIA: UN ESTUDIO DE LA UNIVERSIDAD ABIERTA DE BRASIL. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38961

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.